Celebrando vinte anos de criação o FotoRio 2023 ocupa de 26 de agosto a 15 de outubro, o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) com seis exposições importantes, sendo quatro de artistas estrangeiros e duas nacionais: da consagrada Aline Motta (Niteroi, RJ), artista visual que constrói uma produção com base autobiográfica mas que, ao mesmo tempo, dialoga com a história coletiva da formação social brasileira, e da dupla Masina Pinheiro (Rio de Janeiro, Rj)e Gal Cipreste (São Gonçalo, RJ), duas artistas interdisciplinares trans não-binárias que transitam por foto-escultura, cinema, educação e música. A abertura é no sábado, 26 de agosto, às 15h.
Todas as exposições têm em comum as abordagens de temas socialmente relevantes, como o racismo, a escravidão, a decolonialidade, o feminicídio, entre outros.
Todas as exposições contam com um QCode através dos quais o público tem acesso a comentários e textos sobre o trabalho exposto, além de uma audiodescrição. No dia de abertura das exposições, a partir das 16h, as artistas Belinda Kazeem-Kaminski, Camille Ghardi, Rodrigo Masina Pinheiro, Gal Cipreste Marinelli e as curadoras Erika Tambke, Ioana Mello e Marina S. Alves farão uma visita comentada, com tradução em português e em LIBRAS.
O FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro tem a coordenação de Erika Tambke, Ioana Mello, Marina Alves, Milton Guran, Paulo Marcos de Mendonça Lima e Thomas Valentin e o patrocínio do Itaú, com apoio do Consulado Geral de França e do Institut Français.
FotoRio 20 anos
Abertura: sábado, 26 de agosto às 15h
Visita comentada por artistas e curadores
Período de exposição: de 26 de agosto a 15 de outubro
CCJF – Centro Cultural Justiça Federal
Av. Rio Branco, 241 – Centro Rio de Janeiro RJ – (21) 3261-2550
De terça-feira a domingo, de 11h às 19h