O QUARTO 021 da CasaCor Rio 2023 (@casacorrio_oficial) foi projetado pelas arquitetas Camila Simbalista e Paula Wetzel, do @Studio021Arquitetura, para ser um quarto de hotel, que poderia estar em qualquer lugar do mundo – da zona sul e região serrana do Rio a Miami, passando por Paris ou Estocolmo. Localizado no andar superior da casa principal, o ambiente de 21m2 conta ainda com um pequeno hall de acesso e uma sacada com vista para o jardim. “Nossa ideia foi criar um quarto de hotel boutique com atmosfera residencial para que o hóspede se sinta em casa”, resume Camila. “Como o cômodo faz parte de um casarão histórico tombado, com ares palacianos, lançamos um olhar contemporâneo sobre alguns elementos arquitetônicos existentes, que foram incorporados ao projeto”, acrescenta a sócia Paula.
Apesar de ter a atemporalidade no DNA, por se tratar de uma mostra, aqui as arquitetas abraçaram algumas tendências em alta no décor, com destaque para o estofamento do pequeno sofá em tecido bouclê off white (da @NovoAmbiente) e as paredes revestidas com painéis lisos de madeira carvalho até 2/3 do pé-direito, que tem 4,2m de altura. Somente na parede atrás da cama o painel é ripado, executado pela @Madeder.Marcenaria com iluminação embutida em várias alturas, inclusive no topo, para tornar a luz suave melhor distribuída no espaço. “Todo o restante da marcenaria foi desenhado por nós e executada pela @Ornare_Official em folhas de carvalho natural, com exceção dos armários, que tem três portas espelhadas”, informa Paula. Além da madeira, a dupla usou outros materiais naturais no projeto para reforçar essa atmosfera mais acolhedora. O nicho em frente à cama (da @CasaPronta), por exemplo, foi revestido com mármore Paraná (da @GanduMarmores), a cabeceira é de couro nobuck, a roupa de cama e a cortina (da @SttilloRio) é de linho e o tapete (da @GaleriaHathi) é tramado em algodão. A base da paleta de cores em tons suaves também teve papel importante na criação do clima e as cores, ainda que sóbrias, aparecem de forma pontual, como em alguns móveis de pequeno porte, adornos e obras de arte.
Entre os lançamentos, as arquitetas destacam a luminária de parede Bahia (lançamento da @_Lumini), que, apesar de ser de leitura, foi fixada em local alto com a luz direcionada para o teto. Já entre as peças de design assinado, vale ressaltar a mesa lateral Volta (em madeira tingida de verde folha escuro) e a versão all black da poltrona Tela, ambas assinadas por Guilherme Wentz, fornecidas pelo @ArquivoContemporaneoOficial. O revisteiro de parede, em madeira, é da @LegadoRio.
Entre as obras de arte, roubam a cena a composição (sobre a cama) de nove pequenos quadros do artista plástico Marcus André, da galeria @GabyIndioArteContemporânea, e a tela da artista Danielle Carcav, fornecida pela loja @ArquivoContemporaneoOficial.
Fotógrafo: Juliano Colodeti, do @mca_estudio
Produção visual: @StudioJeffersonStunner
Fornecedores oficiais do projeto:
- Arquivo Contemporâneo: Mesa lateral Volta assinada por Guilherme Wentz (na cor verde folha) e quadro canto de leitura (@arquivocontemporaneooficial)
- Ekko Revestimentos Especiais: papel de parede linha Barkley, marca Vescom, ref.: 1102.19 (@ekkorevestimentos Galeria)
- Galeria Hathi: Tapete modelo Itapuã, cor gelo (@galeriahathi)
- High End Automation: automação (@highend_automation)
- Mundo do Enxoval: camisão de dormir no armário (@mundodoenxoval)
- Novo Ambiente: sofá Burgos (@novoambiente)
- Ornare: Painéis lisos em madeira, armários com portas de espelho e prateleiras iluminadas na entrada (@ornare_oficial)
- SttilloRio: cortina e enxoval da cama (@sttillorio)
- Colchão: Reveev (@reveevoficial)
- Molduras: Fastframe e Moldura na Hora
- Tintas Coral: Pintura do guarda-corpo da sacada (@tintascoral)
CASACOR RIO 2023
Período: de 15 de agosto a 15 de outubro de 2023
Horário: de terça a sábado, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 20h
Local: Rua Lopes Quintas, 497 – Jardim Botânico.
Informações: (21) 2512-2411
Ingresso inteiro: R$ 90,00
Meia entrada: R$ 45,00
Crianças até 10 anos não pagam. Idosos acima de 60 anos, estudantes com carteira oficial, deficientes (e um acompanhante) e professores das redes pública e privada (desde que apresentem documento válido com foto) pagam meia entrada.