Uma casa na serra com infraestrutura hoteleira, totalmente integrada com a natureza ao redor. Assim a arquiteta Gabriela Eloy (@gabrielaeloyarquitetura) define a Cabana Angatu, espaço de 90m2 em forma de caixa, com grandes panos de vidro no lugar de paredes, projetado por ela na CasaCor Rio 2023 (@casacorrio_oficial), sobre um terreno de 335m2. “Angatu é uma palavra Tupi-Guarani que significa bem estar, felicidade e alma boa”, justifica ela.
O projeto foi concebido para estimular a introspecção e a conexão com a nossa essência, e, para isso, a arquiteta abusou de elementos da natureza, como madeira, pedra, água, fogo e, claro, a vegetação farta existente. “O grande espelho d’água ao longo de toda a fachada principal sugere uma limpeza física e mental antes de entrar na morada, ao mesmo tempo que marca a transição do mundo externo para o interno”, explica.
O design curvo e as formas orgânicas também foram fortemente exploradas nos móveis, marcenarias, luminárias e tapete principal da sala para aumentar a sensação de conforto, aconchego e fluidez dos espaços. Pelo mesmo motivo, a paleta de cores do décor passeia por tons naturais de off white, bege, verde oliva e cinza, com toques de terracota, presentes no piso de porcelanato, ladrilhos de olaria com acabamento rústico, seixos soltos, forros de madeira, cobogós e estofamentos de algodão, linho e couro.
No quesito mobiliário, Gabriela Eloy contou com a curadoria do expert João Caetano, que trouxe do @ArquivoContemporaneoOficial peças assinadas por nomes consagrados do design brasileiro, como Oscar Niemeyer (poltrona com banqueta Alta), Jorge Zalszupin (poltrona Ondine), Ricardo Fasanello (mesa lateral Ciranda), Guilherme Wentz (sofá Dobra e cama Baixa), Jader Almeida (buffet Teca, banco Basso e poltrona com pufe May) e Arthur Casas (cadeiras Xingu). Além disso, há peças desenhadas pela própria arquiteta, como a mesa de centro de quinas arredondadas (em madeira, pedra e aço inox), o rack de madeira com fundo curvo e a mesa de jantar do espaço gourmet, em serralheria e fórmica TS. Entre as obras de arte, vale destacar as esculturas dos artistas Raul Mourão e José Bechara, fornecidas pela Galeria Lurix.
Como fazer crianças hiper conectadas desacelerarem também? Pensando em entreter os pequenos, a arquiteta montou uma cabana super charmosa no meio do jardim, criando, assim, um camping confortável e seguro “ao lado de casa”, para o alívio dos pais. “Quem nunca brincou de cabana de lençol em casa? Quem resiste?”, brinca ela.
“Pensamos ainda em alguns detalhes práticos que seriam úteis para o dia a dia, como gavetas na mesa de centro, para guardar controles remotos e itens pequenos, e também um mini bar embutido e revestido na sala de estar para não interferir na estética do mobiliário”, finaliza a arquiteta Gabriela Eloy.
Fotógrafo: @DenilsonMachadoMCA, do @mcaestudio
Principais fornecedores do projeto:
- Porcelanato Nantes Cream, com 120x120cm: Biancogres, da Ekko Revestimentos
- Ladrilho Anticatto Olaria Atacama 5x10cm: Lepri, da Ekko Revestimentos
- Seixos soltos Fiji e Alaska: Palimanan, da Ekko Revestimentos
- Cobogó Dual cinza: Gauss, da Ekko Revestimentos
- Textura Costellazione Bege Madeira: Delcor
- Forro em madeira Curupixá: Idélli
- Pergolado com esquadria tipo guilhotina e cobertura em brises móveis automáticos: Expalum
- Móveis de design assinado fornecidos pelo Arquivo Contemporâneo:
- Poltrona com banqueta Alta by Oscar Niemeyer: Arquivo Contemporâneo
- Sofá Dobra e cama Baixa by Guilherme Wentz: Arquivo Contemporâneo
- Poltrona Ondine by Jorge Zalszupin: Arquivo Contemporâneo
- Buffet Teca, banco Basso e poltrona com pufe May by Jader Almeida: Arquivo Contemporâneo
- Mesa lateral Ciranda by Ricardo Fasanello: Arquivo Contemporâneo
- Cadeiras Xingu by Arthur Casas: Arquivo Contemporâneo
- Tapetes: Casa Julio
- Cortinas: Cortinaria
- Roupa de cama: Trousseau
- Objetos, quadros, almofadas e quadros: Ekko Home
- Escultura do artista José Bechara: Galeria Lurix
CASACOR RIO 2023
- Período: de 15 de agosto a 15 de outubro de 2023
- Horário: de terça a sábado, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 20h
- Local: Rua Lopes Quintas, 497 – Jardim Botânico.
- Informações: (21) 2512-2411
- Ingresso inteiro: R$ 90,00
- Meia entrada: R$ 45,00
- Crianças até 10 anos não pagam. Idosos acima de 60 anos, estudantes com carteira oficial, deficientes (e um acompanhante) e professores das redes pública e privada (desde que apresentem documento válido com foto) pagam meia entrada.