Crochê, macramê e tricô foram técnicas utilizadas por marcas como Etro, Alberta Ferretti, Missoni, Tod’s e Lenny Niemeyer para as coleções de verão 2024.
HANDMADE – FEIRO À MÃO
Fotos em reprodução da marca.
São peças perfeitas para serem usadas em várias ocasiões, mas também podem facilmente ser utilizadas streetwear nas grandes cidades nos dias de calor!
PLURALIDADE NO USO DO MACRAMÊ EM VÁRIAS TEMPORADAS
Se você é ligado no universo das artes manuais, com certeza já ouviu falar em macramê, uma técnica que precisa apenas das mãos e barbante ou linha para criar peças de tecelagem únicas. Com este método, o artesão vai criando, tranças, franjas e formas geométricas com amarração, fazendo com que cada peça tenha caraterísticas ímpares.
NOVA TEMPORADA DA MODA ARTESANAL – SLOWFASHION
De acordo com David Koma, um designer londrino que experimentou o nó de pescador para sua coleção primavera 2023 inspirada no oceano, o aspecto artesanal do macramê “dá um toque de alta costura ao usuário”.
SLOW FASHION – MODA SUSTENTÁVEL
O trabalho artesanal não é nenhuma novidade nas passarelas do SPFW, as marcas brasileiras têm o costume de levar para a semana de moda peças feitas a mão (handmade) com diferentes propostas e técnicas ancestrais. E nesta temporada, o macramê e o crochê foram peças chaves nos desfiles de várias marcas.
“sensação de movimento delicado e fascínio hipnotizante”.
A coleção apresenta uma mistura de vestidos curtos em tecidos diversos suave em composição com o macramê , emprestando suas linhas decorativas dos contornos intrincados . As franjas são de tirar o fôlego e os bordados intrincados dão vida a essas peças, criando uma sensação de movimento delicado e fascínio hipnotizante.
Ficha Técnica:
Texto e Montagem – Francisco Martins – Jornalismo de Moda
COLEÇÃO MODA ARTESANAL ALTO VERÃO 2024 @BRASILECOFASHIONWEEK