O trabalho manual que Lino Villaventura dedica à superfície têxtil é sempre primoroso. É um dos pontos principais do DNA da marca que leva o nome do estilista – ele raramente dedica tema às coleções. Cada peça é o resultado de um longo processo de interferências, como bordados e nervuras e Plissados – muitas vezes em camadas -, feitas por oito costureiras em pequenos pedaços de tecido que, depois, são montados em moulage pelo próprio Lino. O processo lembra um jogo de quebra-cabeça. – Patchwork
Geométricas, gola alta e os assimétricos, tecidos drapeados e conjuntos monocromáticos com calças bem largas.
Lino Villa Ventura – SPWF 55 Expressionismo e volumes!
O plissado é outra tendência que vem forte nesta estação! O glamour está em alta de modo geral. E com ele, peças mais justas ao corpo com detalhes plissados, que marcam e delineiam o corpo. Saias midi e maxi com pregas também voltaram, trazendo elegância às produções.
A nova tendência looks plissados e Nervuras têxtil
Lino está tão focado em fazer uma moda autoral e com referências que refletem as próprias ideias, que confessa nunca ter olhado para a grama do vizinho, pelo contrário:
E essa maneira do estilista tomou forma na passarela com roupas cheias de costuras geométricas, roupas de gola alta, os assimétricos, tecidos drapeados e conjuntos monocromáticos com calças bem largas.
Há, ainda, ênfase do feito à mão sobre bases tecnológicas, como nos náilon com aspecto de vinil- capa masculina em azul cobalto – e de seda vestido rosa usado sobre saias volumosas de tule. Peças estruturadas e robustas ganharam o contraponto de modelagens fluidas e transparentes, todas exaltadas por performances teatrais das modelos, recurso imagético de passarela que também integra o DNA da marca.
Ficha Técnica:
Texto e Montagem – Francisco Martins – Jornalismo de Moda
Looks Lino Villaventura @linovillventura