O Desfile apresentou peças clássicas, elegantes e com toque oriental na Semana de Moda de Milão inspirados em releitura de coleções da marca.
Nostálgica, minimalista e oitentista classificam o desfile da Fendi na Semana de Moda de Milão. Kim Jones, diretor criativo da marca, apresentou uma coleção inspirada nas criações da Fendi nos anos 80 com um toque da sua visão pessoal da época.
O resultado da criação foram peças década de 80, com uma pegada no estilo minimalista japonês e inspiradas no estilo utilitário da época. Blazers com ombreiras, capuzes justinhos de várias cores, peças em vinil, modelagens orientais e botas cano longo foram algumas das peças que chamaram atenção no desfile.
New Romantics!
A coleção da Fendi 2024 com tom nostálgico ao se referenciar aos movimentos glamourosos e exagerados News Romantics (movimento que sucedeu a revolução do punk) e ao classicismo romano. Jones conta que ao olhar os croquis antigos da Fendi de 1984 relembrou sobre Londres neste período da “banda Blitz Kids, a adoção da roupa de trabalho o estilo japonês“, conta o diretor.
Essa inspiração fica notória na coleção de inverno nas peças de “office look” e nas diversas tendências de estilos, como as toucas cobrindo todo o cabelo. Roupas sofisticadas, práticas, clássicas, mas com um toque moderno, em tons neutros e sóbrios, silhueta alongada e muitas produções em alfaiataria também refletem a nova coleção.
A peça de resistência da coleção foram, sem dúvida, os boleros fechados em malha violeta e marrom, adornando vestidos e casacos bem modelados com um toque requintado. Essas peças destacaram o foco da coleção na silhueta e na forma, mostrando o trabalho artesanal e a atenção aos detalhes pelos quais a Fendi é conhecida. Os boleros adicionaram uma camada de complexidade e calor, encapsulando perfeitamente a essência do outono e inverno.
As peças que marcam a coleção foi o romantismo do caimento dos looks, como as calças amplas apresentadas que tinham um caimento suave, ou as de seda com uma modelagem esvoaçante que combinavam com as botas cano longo.
Arte renascentista em Estampas
Algumas peças apresentavam estampas mística à coleção, rostos de estátuas quase invisíveis, tecendo um fio de beleza renascentista através dos designs modernos. Esta incorporação sutil da arte clássica destaca a dedicação da Fendi em fundir a riqueza histórica com a moda contemporânea, criando peças que são ao mesmo tempo atemporais e atuais.
A observação e admiração do estilo das mulheres Fendi pode ser resumida nas qualidades funcionais e práticas de roupas sofisticadas, precisas, embora nunca sérias demais. Na passarela, a ideia ganha vida em looks de alfaiataria de tons sóbrios, com silhueta alongada e fechada.
Ficha Técnica:
Texto e Montagem – Francisco Martins – Jornalismo de Moda
COLEÇÃO INVERNO 2024/205 – FENDI @FENDI