O evento foi aberto pela Gerente Geral do CCBB Rio, senhora Sueli Voltarelli. Ela sublinhou a importância da exposição Tesouros Ancestrais do Peru que está ocupando as galerias do primeiro andar e a rotunda, e nos apresenta as produções dos povos pré-colombianos, em particular os que habitaram os Andes. E, associada à exposição é inaugurada a mostra de filmes peruanos, que nos possibilita conhecer com maior riqueza de detalhes o país vizinho.
A seguir foi dada a palavra ao Cônsul Geral do Peru no Rio de Janeiro, senhor Juan Antonio Prieto. Ele ressaltou a importância da mostra de cinema, em primeiro lugar, por oferecer a possibilidade de um trabalho em conjunto entre Brasil e Peru. Em segundo lugar, para refletirmos sobre a destruição ambiental. E, em terceiro lugar, para pensarmos sobre os povos originários e a questão da ancestralidade.
O senhor Cônsul anunciou o filme da sessão cujo título é Ainbo: o Espírito da Amazônia, produção de animação de 2021, dos diretores Jose Zelada, e Richard Claus.
O filme narra a vida da menina Ainbo, que nasceu e cresceu na selva mais profunda da Amazônia, o Candámo. Portanto, é uma nativa.
Certa vez, ela descobre que sua terra natal está sendo ameaçada e percebe que existem outros humanos no mundo, além de seu povo. É o homem branco, ganancioso, usurpador, e destruidor, que age em nome da civilização, da ciência, e do progresso.
Enquanto ela luta para salvar seu paraíso contra a ganância e exploração de crianças, extração de madeira e mineração ilegal, ela começa a lutar para reverter essa destruição e o mal iminente dos Yacuruna, a escuridão que vive na Amazônia.
E, nessa luta, ela é guiada por seus espíritos animais, Vaca e Dillo, para salvar sua terra e seu povo.
É uma excelente produção, com um enredo claro e bem desenvolvido, e que explora um tema contemporâneo: a destruição pelo homem branco da floresta amazônica e dos povos que nela vivem.
Após a apresentação do filme, todos que estavam na sessão foram convidados a participar de uma recepção no quarto andar, na sala 26, onde degustaram excelentes quitutes da culinária peruana.
A mostra ficará em cartaz até o dia 17.12.2023 no cinema 1 do CCBB. Confira a programação no site.
Mas não deixe de vir!
Visita a exposição Tesouros Ancestrais do Peru. E, a seguir, vai à bilheteria e retira seu ingresso. É gratuito!
Vem! É excelente!
Fotos: Alan Costa