A cidade do Rio de Janeiro ocupa um lugar singular na história brasileira. Antiga capital da República, referência cultural e artística e reconhecida internacionalmente, construiu uma identidade própria, marcada pela criatividade, pela irreverência, pela diversidade e pelo espírito independente de sua população.

Essa trajetória não pertence apenas ao passado. Ela também suscita uma questão atual: a organização política e administrativa vigente é a mais adequada para enfrentar os desafios da cidade? Ou seria oportuno reconsiderar a possibilidade de o Rio de Janeiro voltar a constituir uma unidade federativa autônoma, recuperando a condição que teve como Estado da Guanabara?

A proposta merece ser discutida com seriedade, sem preconceitos e sem transformar a memória histórica em simples nostalgia. O que está em pauta é a possibilidade de repensar o futuro político e administrativo de uma cidade cuja importância nacional contrasta com os numerosos desafios que enfrenta.

Uma mudança que merece ser reavaliada

Em 1960, com a transferência da capital federal para Brasília, a cidade do Rio de Janeiro deixou de ser o Distrito Federal e passou a constituir o Estado da Guanabara. Durante quinze anos, a unidade federativa teve governo próprio e autonomia para definir suas prioridades políticas e administrativas.

Em 1975, durante o regime militar, a Guanabara foi incorporada ao antigo Estado do Rio de Janeiro, por meio de uma fusão determinada pelo governo federal e efetivada sem consulta popular direta. A mudança alterou profundamente a organização territorial e política da região.

A decisão ocorreu em um período de restrições democráticas, marcado pela limitação da participação popular nas grandes decisões nacionais. Esse contexto é indispensável para compreender o processo histórico, embora uma avaliação abrangente também deva considerar os argumentos administrativos e econômicos apresentados à época.

Passadas mais de cinco décadas, é legítimo reexaminar os resultados daquela reorganização. A consolidação de um modelo institucional ao longo do tempo não impede que a sociedade discuta sua conveniência, seus efeitos e a possibilidade de alternativas.

Reavaliar a fusão não significa negar a história posterior nem afirmar que todos os problemas atuais decorreram dela. Significa reconhecer que as estruturas políticas devem ser examinadas à luz das necessidades da população e das possibilidades de aperfeiçoamento da administração pública.

Autonomia para planejar o próprio futuro

A defesa da recriação do Estado da Guanabara não deve se apoiar exclusivamente na lembrança de uma identidade histórica. Seu argumento central é a possibilidade de uma estrutura de governo mais diretamente voltada às características e às necessidades específicas da cidade do Rio de Janeiro.

A capital enfrenta desafios complexos nas áreas de segurança pública, mobilidade urbana, saúde, educação, saneamento, infraestrutura e desenvolvimento econômico. Esses problemas exigem planejamento de longo prazo, coordenação entre os níveis de governo, investimentos consistentes e responsabilidade na utilização dos recursos públicos.

A recuperação da condição de estado próprio poderia ampliar a autonomia da cidade na definição de prioridades e na organização de políticas públicas. Entretanto, essa possibilidade não deve ser confundida com uma garantia de melhores resultados. A eficácia de qualquer mudança dependeria do modelo institucional adotado, da qualidade da gestão e da disponibilidade de recursos.

Seria necessário avaliar a arrecadação potencial, as despesas administrativas, a distribuição de competências, os efeitos sobre as transferências federais e os custos de uma eventual reorganização. Também seria indispensável examinar as implicações constitucionais da proposta e os mecanismos necessários para sua implementação.

A recriação da Guanabara somente poderia ser defendida de maneira consistente se acompanhada de um projeto de governança, equilíbrio fiscal, transparência, eficiência administrativa e melhoria efetiva dos serviços públicos. A questão, portanto, não se limita à criação de uma nova unidade federativa, mas envolve a capacidade de construir instituições que atendam melhor à população.

A defesa dessa proposta deve partir, antes de tudo, dos interesses da própria cidade do Rio de Janeiro. Sua história singular, sua dimensão metropolitana e seus desafios específicos justificam uma discussão sobre a recuperação de sua autonomia política e administrativa. Não se trata de estabelecer rivalidades regionais, mas de reconhecer que a capital possui características e necessidades próprias, que devem ser consideradas na definição de seu futuro.

A identidade carioca e a autoestima coletiva

Existe uma dimensão dessa discussão que não pode ser reduzida a cálculos orçamentários: a identidade histórica e cultural do povo carioca.

O Rio de Janeiro desenvolveu uma personalidade reconhecida dentro e fora do Brasil. Sua influência na música, nas artes, no esporte e nos costumes nacionais contribuiu para formar uma imagem que ultrapassa os limites geográficos da cidade.

A extinção do Estado da Guanabara não eliminou essa identidade, mas encerrou uma experiência de autonomia política que permanece relevante para compreender a trajetória carioca.

Recuperar essa memória não significa afirmar que o passado foi melhor em todos os aspectos, tampouco atribuir à condição de estado a solução de problemas que também dependem de escolhas políticas, competência administrativa e participação cidadã. Significa reconhecer que a identidade de uma comunidade pode constituir um elemento legítimo na discussão sobre suas instituições e seu futuro.

A autoestima coletiva também está relacionada à capacidade de os cidadãos participarem das decisões que afetam suas vidas, cobrarem resultados de seus governantes e influenciarem os rumos de sua cidade.

Nesse sentido, discutir a volta da Guanabara é refletir sobre a relação entre identidade, autonomia e responsabilidade pública. Para muitos defensores da proposta, recuperar o antigo estado representaria também resgatar uma dimensão importante do protagonismo político carioca.

Uma proposta que precisa ser debatida democraticamente

A fusão de 1975 consolidou uma realidade política, administrativa e econômica que não pode ser desfeita de maneira simplista. A eventual recriação do Estado da Guanabara exigiria o exame de questões constitucionais, fiscais, territoriais e federativas pelas instituições competentes.

Por isso, a proposta deve ser submetida a uma discussão pública fundamentada, com participação da sociedade e acesso às informações necessárias para avaliar suas consequências.

Universidades, especialistas em administração pública, economistas, juristas e representantes da sociedade civil poderiam contribuir para a elaboração de estudos comparativos sobre os custos, os benefícios, os riscos e as condições de viabilidade da mudança.

O debate deve considerar tanto as vantagens potenciais da autonomia quanto as dificuldades práticas de sua implementação. A seriedade da proposta depende justamente da disposição de examinar argumentos favoráveis e contrários, sem pressupor que a mudança institucional resolverá automaticamente os problemas da cidade.

A definição dos caminhos jurídicos e políticos para uma eventual recriação também precisaria respeitar a Constituição e os procedimentos legalmente aplicáveis. A participação democrática deve constituir um princípio orientador de todo esse processo.

O direito de discutir o futuro do Rio

A defesa da recriação do Estado da Guanabara nasce do entendimento de que o Rio de Janeiro tem o direito de discutir qual organização política melhor atende às necessidades de sua população.

A cidade não pode viver exclusivamente das lembranças de sua importância histórica, mas também não deve abrir mão de examinar alternativas capazes de fortalecer sua capacidade de planejamento e decisão. Seu futuro exige instituições eficientes, governantes responsáveis e uma sociedade disposta a participar ativamente da vida pública.

A volta da Guanabara não deve ser tratada apenas como uma lembrança histórica ou uma reivindicação nostálgica. Deve ser considerada uma proposta institucional que merece análise, debate e avaliação criteriosa.

Resgatar a autoestima carioca significa valorizar a história da cidade, reconhecer sua identidade e ampliar a discussão sobre os caminhos que poderão assegurar melhores condições de vida à população. A recuperação da autonomia estadual é uma das alternativas que podem ser examinadas nesse contexto, desde que sua viabilidade e seus efeitos sejam avaliados com responsabilidade.

Mais importante do que idealizar o passado é construir condições para um futuro melhor, no qual as decisões sobre o Rio de Janeiro considerem suas características, suas necessidades e as aspirações de seus habitantes.

Pela valorização da identidade carioca, pela recuperação da autonomia política e por um debate democrático sobre a recriação do Estado da Guanabara.


Referências para leitura e consulta

BRASIL. Lei Complementar nº 20, de 1º de julho de 1974. Dispõe sobre a criação de Estados e Territórios e estabelece a fusão dos Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara. Câmara dos Deputados. Disponível em: Câmara dos Deputados.

WESTIN, Ricardo. Guanabara, o efêmero estado criado por JK e extinto pela ditadura militar. Senado Notícias, 7 mar. 2025. Disponível em: Senado.

SILVA, Stanley Plácido da Rosa. O Rio de Janeiro e a Guanabara nos anos 1970. Revista Mneme, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: Periódicos UFRN.

RIBEIRO, Miguel Angelo. Estado do Rio de Janeiro: das capitanias hereditárias à uma nova divisão regional. Geo UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em: Publicações UERJ.

Compartilhar.

Conteúdo sob a linha editorial da Revista Vislun, com informação, tendências atuais e olhar crítico contemporâneo.

Adicione um comentário
Você precisa fazer o para publicar um comentário.