O Auditório Hélio Fraga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) receberá, no dia 2 de outubro de 2025, o II Encontro Cajal de Neurociência, uma jornada científica de alto nível que reúne alguns dos mais destacados pesquisadores espanhóis e brasileiros na área da neurociência. O encontro é promovido pela Embaixada da Espanha no Brasil, pela Associação de Cientistas Espanhóis no Brasil (ACEBRA) e pelo Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (ICB/UFRJ), reforçando a já consolidada colaboração entre os dois países em pesquisa científica e no setor da saúde.
Uma agenda de excelência científica
A mesa de abertura contará com a presença da Embaixadora da Espanha no Brasil, Sra. Mar Fernández-Palácios, além de outras personalidades de destaque, como a Diretora do ICB/UFRJ, Profa. Dra. Patrícia Dias; o renomado neurocirurgião brasileiro e Diretor do IECPN (Instituto anfitrião em 2024 do I Encontro Cajal na América do Sul), Prof. Dr. Paulo Niemeyer Filho; o Decano do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, Prof. Dr. Luiz Eurico Nasciutti; e o Magnífico Reitor da UFRJ, Prof. Dr. Roberto de Andrade Medronho. A ACEBRA será representada por sua Presidenta, Profa. Dra. Veronica Aran Ponte, que também atua na investigação de tumores do Sistema Nervoso Central.
Entre renomados palestrantes estão nomes de destaque internacional como a Professora Dra. Isabel Lastres Becker (Universidad Autónoma de Madrid), o Professor Dr. Rafael López López (Universidade de Santiago de Compostela e presidente da Associação Espanhola de Investigação contra o Câncer), além de expoentes catedráticos da UFRJ como o Professor Dr. Vivaldo Moura-Neto (UFRJ/IECPN) e a Professora Dra. Rosalía Mendez-Otero.

A programação inclui conferências de referência sobre terapias inovadoras para doenças neurodegenerativas, medicina de precisão aplicada à Esclerose Lateral Amiotrófica, oncologia de precisão e o papel das células gliais. As pesquisadoras brasileiras, Profa. Dra. Julia Clarke e a doutoranda Sra. Paula Almeida, premiadas com as bolsas de mobilidade da Associação de Cientistas Espanhóis no Brasil, também apresentarão seus trabalhos, destacando o talento e o potencial das novas parcerias em neurociência entre Brasil e Espanha.
Pelo segundo ano consecutivo, o II Encontro Cajal conta com a colaboração da ACEBRA, uma associação científica sem fins lucrativos estreitamente relacionada com à Embaixada da Espanha no Brasil. A associação tem investido no fortalecimento da cooperação científica entre o Brasil e a Espanha, especialmente por meio de seu programa de bolsas de mobilidade, que já contemplou 11 pesquisadores em apenas três anos de existência, contando com 500 membros de todo o Brasil. A realização do encontro conta ainda com o apoio do Instituto Cajal do Centro Superior de Investigações Científicas da Espanha, UFRJ, o Instituto do Cérebro Paulo Niemeyer, do CDTI Innovación, o Instituto Cervantes e a RAICEX reforçando o compromisso conjunto em aprofundar os laços científicos e institucionais entre os dois países.

Serviço
II Encontro Cajal no Rio de Janeiro
Dia 2 de outubro, quinta-feira, a partir das 9h
Local: Auditório Hélio Fraga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Endereço: Av. Carlos Chagas Filho, 37-fe3, Blocartir o K, 2º andar – Prédio do Centro de Ciências da Saúde Cidade Universitária Rio de Janeiro
Entrada gratuita


