Várias marcas de diversos estilos apresentarão novas propostas criativas baseadas na sustentabilidade, no desfile organizado pela SCHOOL MODELS, escola de modelos de Niterói sob a direção de Moises Karan e Karina Correa, no MERCADO MUNICIPAL DE NITERÓI.
Será que a indústria da moda finalmente caminha para deixar de ser uma das mais poluentes do planeta? Se depender dos profissionais que apresentarão suas criações no desfile School Models Fashion Show — Moda e Sustentabilidade na passarela, no dia 20/02 às 19h, no MERCADO MUNICIPAL DE NITERÓI, com a curadoria de FM STYLIST FASHION Francisco Martins e com a beleza da KARINA CORREA e equipe SENAC com produtos da LADY BEAUTY.


A proposta do desfile moda sustentável é de apresentar SHOW com marcas de estilos diversificados com o conceito sustentável em sua construção, que tem como pilares a redução do impacto ambiental, principalmente em relação ao uso dos recursos naturais, emissão de gases e geração de resíduos.
O desfile tem entrada franca, com início às 19h na Praça Central do Mercado Municipal de Niterói. Cerca de 70 modelos exclusivos da School Models, desfilarão todas as criações desde moda Praia, Street Wear e Conceitual elaborado com materiais sustentáveis, como: tecidos biodegradeis com fator UV, Tingimento natural com sementes, marcas participantes do programa de gerenciamento de descarteis de resíduos, Moda Circular com a reutilização de peças usadas ou com matérias – prima naturais e artesanais, slow fashion e fechando o com criações da moda autoral upcycling, patchwork e atemporal que transformam peças usadas que seriam descartadas numa nova peça.


Pela passarela, passarão jaquetas e casacos que um dia foram guarda-chuvas ou sombrinhas coloridas da RELEVO – Peças conceituais fashion nascidas a partir de uniformes da ENEL da ECOMODA RIO do Estilista ALMIR FRANÇA – Vestidos de noivas que se transformam em looks contemporâneos do ATELIÊ HOLIF – Peças em algodão que passaram pelo processo de tingimento com sementes, e temperos naturais dos alunos curse de Designer de moda ANHANGUERA – Coleção exclusiva, verão utilizando a moda circula OFICINA MUDA e VIA GUERREIRA – Coleção contemporânea agênero elaborada com a utilização sobras de tecido doados de outras marcas da AMASSÔ. Os Acessórios que irão protagonizar nos looks foram criados com resíduos descartados tais como: latas de alumínio transformados em brincos, cordões e pulseira pela ALUMINIUM ECO – Garrafas pets que se transformam em eco joias da CAROL BARRETO – Brinco artesanais feitos manualmente e que não agridem ao meio ambiente da MY GOSH – Arames são transformados em obras de arte como: corset, acessórios de orelha e rostos e brincos incríveis da SAVORY – Bolsa artesanais feita à mão em palha da JU CHAVES – Chapéus artesanais feitos a mão do ATELIÊ DENIS LINHARES e Óculos para proteção raios solares da ROSEMARY ROSA COLECTION.


As criações levam a assinaturas de ALMIR FRANÇA, OFICINA MUDA, ATELIÊ HOLIF, RELEVO, ANHANGUERA FASHION, AMASSÔ, VIA GURREIRA, CAROL BARRETO ECO JOIAS, SAVORY, MY GOSH E ALUMINIUN ECO E JU CHAVES E ROSEMARY ROSA COLECTION.
Esperamos que esse desfile tenha especificamente a capacidade de mudar e dar sentido à vida graças à conexão. A moda tem um papel significativo no que se refere à identidade, atuando entre o indivíduo e a sociedade. Ao optar por peças de alta qualidade e durabilidade, a moda atemporal reduz a necessidade de comprar roupas novas com frequência, diminuindo a poluição ambiental. Como o próprio nome sugere, o estilo atemporal é aquele que conta com peças que atravessam épocas, sem perder sua validade e originalidade. Em outras palavras, são roupas, calçados e acessórios chamados de “curinga!”, ou seja, que caem bem em qualquer ocasião ou combinação.
Então, sugerimos que os convidados do desfile já comecem a exercitar essa proposta, usando looks transados com produções criativas em peças sustentáveis no desfile.
SCHOOL MODELS FASHION SHOW