O Planet Hemp chega à Fundição Progresso com a turnê “JARDINEIROS” no próximo sábado, dia 28. Primeiro projeto de inéditas após um hiato de 22 anos, o álbum recebeu duas indicações ao Grammy Latino 2023 e ganha o palco da Casa de Todas as Tribos reunindo novas canções e antigos sucessos da banda. A abertura será com a DJ Nicole Nandes.
Apresentado ao público em outubro de 2022, o projeto ganhou versão com quatro inéditas, batizada de “JARDINEIROS: A COLHEITA”, no último mês de agosto. Única banda brasileira com duas indicações ao Grammy Latino 2023, nas categorias “Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa” e “Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa”, o Planet concorre, na primeira, com a canção “Distopia”, com participação de Criolo. Em “Melhor Disco de Rock”, a banda disputa com JARDINEIROS, que arrebatou elogios da crítica especializada, de novos e antigos fãs da esquadrilha da fumaça.
Entre as novidades no repertório “JARDINEIROS: A COLHEITA”, “NUNCA TENHA MEDO” foi escolhida como música de trabalho e conta com a participação de Posdnuos – integrante do trio de rap “De La Soul” – e produção assinada por Tropkillaz, Nave e Mario Caldato. A faixa apresenta toques do samba groove e destaca em sua letra a importância de resistir e nunca desistir, promovendo uma atmosfera motivadora, potencializada pelas citações e homenagens a nomes como Sabotage, Zumbi dos Palmares, Mussum e Mestre Jorge.
“PRA VER AS CORES DO MUNDO” e os remixes de “ONDA FORTE” – com a participação do rapper Kamau – e “AINDA”, que ganha versos inéditos de BNegão, completam as inéditas. “NÃO VAMOS DESISTIR”, “NINGUÉM SEGURA A GENTE” e “SALVE KALUNGA”, lançadas previamente, desde o início do mês de julho, também integram a tracklist do novo álbum.
Sobre o Planet Hemp:
Surgida na cena underground do Rio de Janeiro em 1993, Planet Hemp é uma banda de ‘raprocknrollpsicodeliahardcoreragga’. Em 1995 foi lançado seu primeiro disco, “Usuário”, eternizando hits como “Legalize Já”, “Mantenha o Respeito” e “Dig Dig Dig”, que reforçam uma das principais bandeiras do grupo, a legalização da maconha. Com 150 mil cópias vendidas, o sucesso abriu portas para o segundo álbum de estúdio, “Os Cães Ladram mas a Caravana Não Pára”, que apresentou o sucesso “Queimando Tudo”. O novo projeto rendeu ao Planet Hemp momentos marcantes, como o Disco de Platina e a prisão da banda em 1997, que passou a enfrentar a resistência de setores mais conservadores da sociedade. O terceiro disco autoral – “A Invasão do Sagaz Homem Fumaça” – viria no ano 2000, com destaque para a track “Ex-Quadrilha da Fumaça” e “Contexto”. Consagrando todo o sucesso e reconhecimento do grupo na cena musical, posicionando o Planet Hemp como uma banda de origem underground que habita o mainstream, em 2001 foi lançado o disco “MTV ao Vivo: Planet Hemp”.
Ao longo dos anos, o Planet Hemp contou ainda com outros integrantes como Black Alien, Apollo 9, Negalê, Daniel Ganjaman, Seu Jorge, Zé Gonzales, Speed e Jacksom. Em julho de 2022 – tendo em sua formação atual Marcelo D2, BNegão, Formigão, Pedro Garcia, Daniel Ganjaman e Nobru – o grupo assinou com a gravadora Som Livre para o lançamento de seu quarto álbum de inéditas. O primeiro single lançado foi “Distopia”, no mês de setembro, em feat com o rapper Criolo MC. Em outubro, o Planet Hemp lançou o álbum “Jardineiros”, com participações de nomes como Black Alien, Trueno, Tropkillaz, MC Carol de Niterói (“Onda Forte”) e Tantão e Os Fita. O projeto teve produção assinada por Mario Caldato, Nave e Zegon, além da própria banda.
Sobre a Fundição Progresso:
A Fundição Progresso é um dos principais palcos musicais do Rio de Janeiro, que recebe os shows mais incríveis do Brasil! A Fundição também é Centro Cultural e uma grande escola de artes e cultura que incentiva cada vez mais a pesquisa, o estudo das expressões artísticas e realiza projetos socioculturais e de impulso para a indústria do showbiz.
SERVIÇO:
Evento: Planet Hemp
Data: 21h30
Abertura da casa: 28 de outubro de 2023, sábado
Local: Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24 – Lapa – Rio de Janeiro)
Compra de ingressos: Ingresse
Classificação etária: 18 anos. Menores entram acompanhados dos pais ou responsável legal.