Indicada ao prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de melhor dramaturgia 2022.
Inspirada pelas músicas de Zeca Baleiro, Clarice vai revelando sentimentos e pensamentos sobre o Brasil, a vida, o sucesso e o amor, expondo a ‘viagem’ que faz dentro de si enquanto a trilha vai se desenrolando. Memórias, sensações, desejos, reflexões e opiniões se encadeiam de forma lúdica, até que ela chega a um sentimento dificílimo de se nomear, chega a algo imaterial. A brasilidade é algo imaterial. Como explicá-la sem clichês? A atriz consegue. Filho, por que não vou embora daqui? Veja. É um estado de espírito ao qual ela chega em cena que responde ao filho. Um estado de espírito que alcança a plateia em cheio.
DE ONDE VEM O TÍTULO DA PEÇA?
O título tem origem numa experiência muito pessoal de Clarice, revelada ao público durante a peça:
“Quando pequena, criava esperanças (o inseto) dentro de uma caixa de chicletes Ping Pong. O sorveteiro da carrocinha da esquina me dava uma caixa vazia, a de 25 unidades. Eu forrava com folhinhas verdes, e colocava a esperança ali. Às vezes, ela fugia, entediada, voltava pra mata, eu entendia, ficar presa, coisa chata. Criar esperança é muito bom. Evita mau-olhado, resolve problemas sexuais, e traz o futuro em três dias.”
FRAGMENTOS DA PEÇA
I believe em nós. I believe em Fernanda Montenegro. I believe em Marilia Pera. Morar na Big Apple é bom, mas é ruim. Live in Brasil é ruim, mas é bom.
Um dia, juro, parada no muro da Av. Paulista/ Sentindo a tristeza do mundo/ Resolvi tomar um café no Bar do Raimundo/ Só o nome é ficção/ E lembrei do Chico/ O nosso Buarque de Holanda/ Receitando Para Todos/ O derradeiro remédio para cada dor humana/ Um músico brasileiro/ Então, prenhe de rima e cafeína / Vim pro teatro, meu terreno baldio / E com saudade do Rio / Do Vitor, do Zé / Com ternura, pensei na minha cura / E decidida bradei no meu terreiro / Eu, vou de Zeca Baleiro.
Raízes do Brasil/ Um livro extraordinário/ O pessoal da direita diz que é de esquerda/ O pessoal da esquerda diz que é de direita/ Leiam, senhores/ Ler por osmose, nossa pior neurose/ E pensemos/ Oremos/ Dancemos/ Para sairmos dessa Era dos Extremos.
FICHA TÉCNICA
Texto, Interpretação, Direção Geral: Clarice Niskier
Supervisão de Direção: Amir Haddad
Trilha Sonora e Direção Musical: Zeca Baleiro
Assistente de Direção: Maria Eugenia Tita (SP)
Criação, Confecção e Ressignificação do Manto Vermelho de Zeca Baleiro: Xarlô
Cenografia: José Dias
Iluminação: Aurélio de Simoni
Figurino: Kika Lopes
Preparação da Voz Falada: Rose Gonçalves (Rio)
Preparação da Voz Cantada: Carlos Nascimento (SP)
Preparação Corporal: Mary Kunha
Adereçamento dos Instrumentos: Xarlô
Confecção da Esperança: Fernando Santana
Pesquisa de Sonoridades Instrumentais: Simone Sou (SP), Bethi Albano (Rio)
Pesquisa Coreográfica (Dança Charme): Marcus Azevedo
Direção de Cena, Operação de Luz e Som: Carlos Henrique Pereira
Arte Gráfica: Carol Vasconcellos
Cenotécnico: André Boneco
Assistente de Figurino: Sassá Magalhaes
Assistente de Iluminação: Guiga Ensá
Fotos: Zé Rendeiro
Assessoria Jurídica: Luciana Arruda (SP)
Direção de Produção: José Maria Braga
Realização: Niska Produções Culturais
APRESENTAÇÕES EM 2023: dias 21 e 22 de novembro (3ª e 4ª), às 20h
TEMPORADA EM 2024: a partir de 10 de janeiro, sempre às quartas, às 20h
ONDE: Teatro 1 do Teatro Fashion Mall / Shopping Fashion Mall, Estrada da Gávea 899, lj. 216, São Conrado / RJ. Tel: (21) 99857-8677
INGRESSOS: R$100 e R$50 (meia)
HORÁRIO BILHETERIA: 3ª a dom, das 14h às 20h
VENDAS ONLINE: www.sympla.com.br
CLASSIFICAÇÃO: livre
DURAÇÃO: 100 min
CAPACIDADE: 420 espectadores
ACESSIBILIDADE: sim
GÊNERO: comédia pop lírica