O próximo concerto do Música no Museu Especial em fevereiro será no sábado, 11 de fevereiro, às 17 horas, na “Casa Museu Eva Klabin”, com o recital da talentosa pianista Eudóxia de Barros, que interpreta um variado repertório com composições de Schubert, Liszt, Lina Pesce, Luiz Levy, entre outros.
A pianista foi uma das vencedoras do concurso para solista da Orquestra Sinfônica Brasileira no ano de 1953, sob a regência de Eleazar de Carvalho. Desde lá, ela vem ampliando sua carreira internacional, que a levou para concertos em Paris, Suíça, Inglaterra, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Panamá e México. Possui extensa produção fonográfica, com destaque para a gravação do “Concerto no 2” para piano e orquestra de Camargo Guarnieri, sob a regência do compositor, à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira. Gravou mais de 30 discos, 2 DVD’s e publicou em 1979 o livro Técnica Pianística. Ocupa desde 1989, a cadeira número 14 da Academia Brasileira de Música, cujo patrono é Elias Álvares Lobo. Em 2022, após a pandemia, percorreu várias cidades e capitais brasileiras num total de 25 recitais.
O evento é gratuito e a retirada de senhas no local (Av. Epitácio Pessoa, 2480, Lagoa), começa uma hora antes do concerto, a partir das 16h. Sujeito à lotação e sem lugar marcado.
O projeto Música no Museu comemorou em 2022, 25 anos de atividades ininterruptas e tendo recebido o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro, se destaca pela realização de concertos gratuitos nas capitais brasileiras de norte a sul e em cidades brasileiras. A parceria com a Casa Museu Eva Klabin pretende atrair o público e os amantes da boa música para a bucólica casa na Lagoa, tornando o Música no Museu Especial, um local um de referência para os concertos gratuitos de música clássica, que irão acontecer durante todo o ano de 2023.