Sábado, dia 11 de maio, véspera do Dia das Mães, a jovem pesquisadora e estreante autora Joana Siqueira, promove um Piquenique Literário, com bate-papo e oficina artística para as crianças de todas as idades, das 10h30 até às 13h, no Bistrô do Museu da República (Rua do Catete, 153), ao lado da Gruta. Será um encontro agradável e divertido, que reunirá mães, filhos, famílias e amigos, para conhecer e conversar sobre as narrativas encontradas no seu primeiro livro “O abrir do ventre em um mundo prisão – relatos da maternidade na pandemia” (176 páginas, pela Editora Kotter).
Crianças de todas as idades serão convidadas a colorir a ilustração da artista Miranda Camacho, presente na capa do livro e depois presentear suas mães ou familiares. A entrada é gratuita!
Rico em emoções e sentimentos; poético e profundo, o livro é um diário de mãe de primeira viagem, com reflexões sinceras sobre entender-se mãe em um mundo do qual pouco se entendia. Rico em emoções e sentimentos; poético e profundo, embalado por trechos de músicas que acolheram a solitude da autora, ressignificando as alegrias e angústias vividas nesse mundo tão novo: o nascimento da primeira filha junto ao lockdown e tudo que vem a reboque.
“É impossível viver a maternidade sem desromantizá-la em algum nível. Nós vivemos em um mundo em que muitas vezes, o assunto é contado por vozes masculinas, como um caminho exclusivamente de realizações – mas, na minha visão, nada que é rotina e cotidiano consegue caminhar só em um extremo dos sentimentos. E se sentir sozinha nessa dualidade, deixa a maternidade ainda mais solitária, por isso acho tão importante falarmos, sim, do amor, mas também de todo o resto” (Joana Siqueira)
No domingo, dia 19 de maio, das 10h30 às 13h, acontecerá uma roda de conversa com sessão de autógrafos, leitura de trechos e oficina artística para crianças de todas as idades, na Casa Colo, Rua Visconde de Caravelas, 109, Humaitá. Mesa: Joana Siqueira, Dida Schneider, Fernanda Senna e Lian Tai.

“Este livro não é apenas uma reflexão sobre maternidade; é uma descoberta de um novo mundo encarnado em um ser pequenino, uma personificação do tempo em forma humana que cresce, apontando um caminho para a redescoberta da vida. É sobre a descoberta do amor em sua essência mais pura, num momento em que o mundo exterior parece ter perdido sua capacidade de amar”, afirma Schneider
“Desromantizar a maternidade não é falar apenas da dor ou da dificuldade. É sobre nos humanizarmos e nos entendermos muitas e múltiplas, mas dentro de uma estrutura que nos atravessa.”, diz Lian Tai
Também no dia 19 de maio, às 16h, a estreante escritora Joana Siqueira participa de bate-papo, leitura e autógrafos no Café Literário da 16ª FLIST – Festa Literária de Santa Teresa, que este ano acontece no Museu Histórico da Cidade – na Est. Santa Marinha, s/nº – Gávea. O evento homenageará a Família de Gilberto Gil e No prestará tributos ao centenário do autor Franz Kafka; aos 110 anos da autora Carolina Maria de Jesus; e aos 135 anos de Donga, pioneiro do samba no Brasil.
O abrir do ventre em um mundo prisão, de Joana Siqueira
Capa: Miranda Camacho 14×21
ISBN: 978-65-5361-294-5
Sinopse do livro: Reflexões sinceras sobre entender-se mãe em um mundo do qual pouco se entendia. Relatos reais, doloridos e poéticos do lidar com a nova vida, cercada de morte. O livro é um diário sobre as entranhas humanas no ano da peste: os mais complexos sentimentos de tornar-se mãe num mundo em pandemia.
Orelha: Assinada pela comunicadora, modelo e podcaster, Lian Tai
Prefácio: Assinado pela parteira e enfermeira obstétrica Dida Schneider

Canais de venda:
Site da editora Kotter: https://kotter.com.br/produto/o-abrir-do-ventre-em-um-mundo-prisao-relatos-da-maternidade-na-pandemia/
Amazon.com.br: O Abrir do Ventre em um Mundo Prisão: Relatos da Maternidade na Pandemia
SERVIÇO:
1.Lançamento do livro “O abrir do Ventre em um mundo prisão – relatos da maternidade”
Autora: Joana Siqueira
Data: 11 de maio (sábado) – das 10h30 às 13h
Local: Museu da República – Bistrô próximo à gruta, localizada na
R. do Catete, 153 – Catete, Rio de Janeiro – RJ, 22220-000
Atividades do lançamento: mesa de autógrafos, distribuição de marcadores de livro e oficina de colorir com as crianças de todas as idades.
2. Roda de conversa com sessão de autógrafos e leitura de trechos
Data: 19 de maio (domingo)
Local: Casa Colo, Rua Visconde de Caravelas, 109, Humaitá
Mesa: Joana Siqueira, Dida Schneider, Fernanda Senna e Lian Tai
Horário: – das 10:30h às 13h
Após a roda de conversa: mesa de autógrafos, distribuição de marcadores de livro e oficina de colorir para crianças de todas as idades.
3. Café Literário, 2º andar – Bate-papos, leituras e autógrafos de livro
Casarão anexo – na 16ª FLIST – Festa Literária de Santa Teresa
Uma ação do Centro Educacional Anísio Teixeira – CEAT | Dias 18 e 19 de maio | Das 9h às 18h Local: Museu Histórico da Cidade – Gávea Est. Santa Marinha, s/nº – Gávea, Rio de Janeiro – RJ, 22451-240
Data: 19/05 (domingo), às 16h
Público: adolescentes e adultos / Duração: até 50 minutos.
Mais informações: Festa Literaria de Santa Teresa FLIST