Close Menu
REVISTA VISLUN
  • VISLUN
  • COLUNAS
    • Alex Varela
    • Bruno Feros
    • Chico Vartulli
    • Carol Daixum
    • Francisco Martins
    • Rodolfo Abreu
    • Diplomatas em foco
    • Vivências Internacionais
  • CULTURA
  • BEM-ESTAR
  • ESPORTE
  • ENTRETENIMENTO
  • EDUCAÇÃO
  • GASTRONOMIA
  • NEGÓCIOS
  • SAÚDE
  • NOTÍCIAS
  • TURISMO
  • TECNOLOGIA
  • MODA
  • MUNDO

Assine nossa Newsletter

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail. É GRATIS!

EM BREVE NOSSO APP
APP Revista vislun Google Play

APP Revista vislun Aplle Store
Facebook Instagram X (Twitter) YouTube Pinterest TikTok
Facebook Instagram X (Twitter) YouTube Pinterest TikTok
REVISTA VISLUN
Inscreva-se Entrar
  • Vislun
  • Colunas
    • Alex Varela
    • Bruno Feros
    • Chico Vartulli
    • Carol Daixum
    • Diplomatas em foco
    • Francisco Martins
    • Rodolfo Abreu
    • Vivências Internacionais
  • Cultura
  • Bem-Estar
  • Gastronomia
  • Moda
  • Turismo
  • Tecnologia

    Tecnologia eSIM permite que você escolha o melhor pacote de dados para uma viagem internacional

    26 de setembro de 2024

    Importância do Sol na jornada da humanidade é tema de mostra que une arte e tecnologia no CCBB Rio de Janeiro

    1 de junho de 2024

    Futuros – Arte e Tecnologia apresenta CASA COMUM

    13 de janeiro de 2024

    Na Imensidão do Mar Azul

    22 de dezembro de 2023

    Os Oceanos Como Fonte de Inspiração Artística

    1 de dezembro de 2023
  • Mundo
REVISTA VISLUN
Fotografia

Rogério Reis exibe na Galeria da Gávea fotografias inéditas, feitas em 2025, do consagrado ensaio Na lona, apresentadas ao lado de registros realizados nos anos 1980 e 90

Com curadoria de Evandro Salles, exposição Deixa falar abre dia 26 de maio reunindo cerca de 70 obras; fotógrafo retoma retratos de foliões realizados na rua e mostra nova série, em que registra resquícios da passagem de blocos de carnaval.
RedaçãoPor Redação22 de maio de 2025Nenhum comentário7 Minutos lidos
Facebook Twitter WhatsApp Telegram Pinterest Email
Vintage. Projeto Na Lona. Rogerio Reis
Facebook Twitter WhatsApp Telegram Pinterest Email

Fonte inesgotável de imagens, o carnaval carioca propicia em alguns momentos obras singulares. Assim é a série Na lona, que Rogério Reis realizou ao longo de 17 anos, de 1986 a 2003, registrando com uma câmera Hasselblad foliões de rua em pontos distintos da cidade. A série se desdobrou em várias exposições no Brasil e no exterior, em livro (editora Aeroplano, 2001), e documentário (de Stefan Kolumban Hess, 2002), e entrou para a iconografia do carnaval carioca. Este ano, mais de duas décadas depois de ter dado por concluído este trabalho, ele o retomou, impulsionado por um amigo fotógrafo. As novas fotografias, realizadas em março de 2025, poderão ser vistas na exposição Deixa falar, que será inaugurada para convidados no sábado, dia 24, e para o público em 26 de maio, na Galeria da Gávea.

A exposição reúne cerca de 70 obras. Ao lado da produção deste ano, serão exibidas também fotos do ensaio original, parte delas em ampliações realizadas na época, a partir do negativo quadrado, 6×6, da Hasselblad que Rogério utilizava para este trabalho. Além disso, a galeria terá ainda exemplares de uma nova série, Samba no pé, surgida a partir da observação da dispersão dos blocos de rua no carnaval deste ano.

Vintage. Projeto Na Lona. Rogerio Reis

Curador da mostra, Evandro Salles observa, no texto de apresentação, o caráter dessas imagens de revelar, ao menos no instantâneo da fotografia, “a existência do impossível”: “Deixa falar revela o fio através do qual são amarrados sonhos, desejos, fantasias e realidade. Delineando um percurso interior que parece infinito, nessas fotografias o mundo de dentro se externaliza, se materializa, se reconfigura e se apresenta pleno à luz do dia apesar de sua aparente loucura e impossibilidade de existência”, escreve.

O projeto Na lona surgiu numa circunstância bem particular. Em meados dos anos 1980, Rogério integrava um grupo de fotógrafos, a agência F4, que buscava autossuficiência na produção e na distribuição de suas próprias pautas, sempre perseguindo uma identidade própria. Foi neste ambiente que ele produziu dois trabalhos marcantes: as séries Surfistas de trem (feita com Ricardo Azoury, que, diferentemente de Rogério, fotografava em cor) e Na lona – nos dois primeiros anos, em conjunto com Zeka Araújo, que também trabalhava com cor, enquanto Rogério se mantinha no pb, e o sociólogo Maurício Lissovsky, responsável por dar apoio conceitual ao projeto.

A ideia de documentar os foliões na rua surgiu pouco depois da inauguração do Sambódromo, em 1984. O espaço projetado por Oscar Niemeyer na Marquês de Sapucaí transformou o desfile das escolas de samba no Rio em algo espetaculoso e midiático, lembra Rogério. A imprensa passou a cobrir o evento com avidez, e o carnaval de rua, à exceção dos blocos mais populares, foi um pouco negligenciado. A ideia era a de dar as costas ao desfile das escolas, registrando pessoas anônimas em suas fantasias. Para isso, ele levava à rua (no Centro, na Zona Sul e nos subúrbios da cidade) uma imensa lona, onde os foliões eram convidados na hora a ser fotografados – o resultado teve tanta repercussão que o trabalho continuou pelos carnavais seguintes.

Agora, em 2025, uma circunstância inesperada o fez voltar ao projeto. Um amigo, Emmanuel Lenain, embaixador da França no Brasil e também fotógrafo, pediu a Rogério que saísse com ele à rua para que pudesse fazer um trabalho semelhante ao seu. Rogério disse que não estava interessado em retomar o ensaio, mas cedeu a lona e a assistente, e ainda ajudou a fazer um plano de trabalho. No segundo dia de carnaval, no entanto, resolveu passar na Cinelândia para dar um abraço no amigo. Ele conta:

“Chegando lá, vi que muita coisa tinha mudado em 17 anos. O que apareceu muito este ano foi a questão de novas afirmações sociais, a reparação histórica. No passado, tinha aquele folião que fazia uma coisa irônica, de crítica ao poder, de deboche, havia muitas personalidades políticas que apareciam nas fantasias de maneira bem-humorada. Mas neste ano não havia ninguém assim. Isso desapareceu. Atribuo à polarização entre esquerda e direita, porque as represálias são traduzidas hoje em agressão política”, avalia.

Vintage. Projeto Na Lona. Rogerio Reis

Animado com o que viu, ele voltou a fotografar na lona. Na exposição na Galeria da Gávea Rogério exibe 16 destas novas fotografias, ao lado de cerca de 40 obras do ensaio original, algumas delas vintage, com ampliações realizadas na época a partir de negativos de filme. Outras 16 obras, também produzidas este ano, são de uma nova série, Samba no pé. Morador no limite entre os bairros de Ipanema e Copacabana, ele é um atento observador do que acontece nas ruas. Gosta de sentar num banco do calçadão e simplesmente olhar. Foi assim que viu, após a passagem de um bloco na Avenida Atlântica, as pessoas ainda sambando no sabão que os garis já jogavam no asfalto, fazendo involuntariamente um desenho na espuma que ia secando. “São um lado mais simbólico e abstrato do carnaval, fotos que dialogam com o restante da exposição, formada por retratos”.

Esta é a segunda exposição de Rogério Reis na Galeria da Gávea. Em 2014, o espaço abrigou a mostra Ninguém é de ninguém, com o ensaio de pessoas na praia, os rostos cobertos com bolinhas coloridas, em que propõe uma reflexão sobre a utilização e o controle das imagens no espaço público. 

SOBRE ROGÉRIO REIS

Rogério Reis descobriu a fotografia com o professor George Racz nas oficinas do bloco escola do MAM-RJ e nos cursos do fotógrafo Dick Welton nos anos 1970. Nos anos 80, integrou a agência F4, que buscava autossuficiência na produção e distribuição dos seus trabalhos, e participou das coletivas do INFOTO – Instituto Nacional de Fotografia da Funarte. Formado em Comunicação Social na Universidade Gama Filho, trabalhou como fotógrafo no Jornal do Brasil (onde foi editor de fotografia de 1991 a 1996), O Globo, Veja, e edita o www.tyba.com.br desde 2000.

Seus principais trabalhos são: Surfistas de Trem do Ramal de Japeri (1989), Na Lona (1987-2001), Travesseiros vermelhos (2006), Microondas (2004), Av. Brasil 500 (2009), Voo de papel e Havana Hassel (2009), Linha de campo (2010), Ninguém é de ninguém (2011-2014),  Exaustão (2018), Noite americana (2021), Encobertos – Série azul (2022), Empilhamentos (2023) e Aerocães (2023).

Em 1999 recebeu o Prêmio Nacional de Fotografia da Funarte com sua série Na Lona. Está presente nas coleções de Joaquim Paiva (1989); MASP/Pirelli, São Paulo (1995); Douglas Nielsen Collection, Minnesota (1996); MAM-Museu de Arte Moderna, São Paulo (1999); The Fogg Art Museum, Cambridge (1999); Danforth Museum of Art, Framingham (2000), MAM, Rio de Janeiro (2002),  Maison Européenne de la Photographie, Paris, em parceria com o FotoRio (2008, 2010, 2012 e 2014), MAR, Rio de Janeiro (2015) e Museu Nacional de Bellas Artes,  Buenos Aires (2016), Museu Histórico Nacional, RJ (2017), Chengdu Contemporary Photography Arts Park Museum, Chengdu, China (2017), BnF – Bibliothèque National de France, Coleção de Fotografias Brasileiras (2021), Fotografia latinoamericana en la Fundación Larivière, Paris (2023). Em junho de 2025, por ocasião do Ano do Brasil na França, vai participar de uma audiência aberta ao público, na Bibliothèque Nationale de France, para apresentar a aquisição de 15 fotos suas para a coleção de fotografia contemporânea da instituição.

Em 2002 sua fotografia do poeta Carlos Drummond de Andrade na praia de Copacabana (1982) foi reproduzida em bronze como estátua (Leo Santana) e instalada no mesmo local onde a foto foi feita.

Seus ensaios foram publicados no Lens (blog do The New York Times), LightBox (blog da Time), The Guardian, Lens Culture, Courrier International Magazine, Gup Magazine, revista piauí, Connaissances des Arts, Newsweek, GEO Magazine, L’Insensé, La Nación, entre outros.

Foto: Marian Starosta

Deixa falar
Fotografias de Rogério Reis
Curadoria de Evandro Salles
Release: Nani Rubin
Galeria da Gávea | Rua Marquês de São Vicente 432, Gávea, Rio de Janeiro.
 
Abertura dia 24 de maio, às 16h, para convidados
Exposição de 26 de maio a 18 de julho.  Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 11h às 19h.
 
Instagram: @galeriadagavea
www.galeriadagavea.com.br

ARTE CULTURA DESTAQUE EVENTO EXPOSIÇÃO
Compartilhar. Facebook Twitter WhatsApp Telegram Pinterest Email
Matéria anteriorMostra “Teatro, Mito e Genealogia” de Samir Murad apresenta quatro monólogos premiados em junho no Teatro Glauce Rocha, no centro do Rio
Próximo matéria Movimento de escuta no PRESENÇA Festival
Redação
  • Site
  • Facebook
  • X (Twitter)
  • Pinterest
  • Instagram

Vislun, você vê longe, você vai longe.

Matérias Relacionadas

Entrevista com Bayard Do Coutto Boiteux e suas vivências internacionais

Por Chico Vartulli15 de junho de 2025

Louis Vuitton: Os Detalhes da Collab Desfile Masculino Inverno 2025/2026!

Por Francisco Martins13 de junho de 2025

Grupo Gaia marca presença na Bienal do Rio 2025

Por Redação12 de junho de 2025

Embaixadores do Turismo do Rj participam de Bienal do Livro 2025, na Barra da Tijuca

Por Redação12 de junho de 2025

Comentários estão fechados.

Assine nossa Newsletter

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail. É GRATIS!

Anúncios - Revista Vislun. Clic aqui para saber mais.
Tags
AETRJ ARTE BRASIL CARNAVAL CINE COLUNA COMEMORAR CRÍTICA CULINÁRIA CULTURA DECOR DECORAÇÃO DESIGN DESTAQUE DESTAQUE PRINCIPAL DIPLOMACIA EDUCAÇÃO EMPREEDER ENCONTRO ENTREVISTA ESPANHA ESPETÁCULO ESTILO ESTREIA EUA EUROPA EVENTO EXPOSIÇÃO FASHION FESTIVAL FOLIA GALERIA HAPPY HOUR HISTÓRIA HOMENAGEM INFANTIL INOVAÇÃO LANÇAMENTO LEITURA LIVRO TECH TENDÊNCIA TURISMO VIAJAR VIDA SAUDAVÉL
Revista
Revista

Uma Revista de idealização hispano-brasileira que te mantém informado sobre as principais tendências globais.

Vislun, você vê longe, você vai longe.

Últimas Notícias

Entrevista com Bayard Do Coutto Boiteux e suas vivências internacionais

15 de junho de 2025

Louis Vuitton: Os Detalhes da Collab Desfile Masculino Inverno 2025/2026!

13 de junho de 2025

Grupo Gaia marca presença na Bienal do Rio 2025

12 de junho de 2025
Em breve nosso app

APP Revista vislun Google Play

APP Revista vislun Aplle Store
Facebook Instagram X (Twitter) YouTube Pinterest TikTok
  • Quem somos
  • Termos e Condições
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Anuncie Conosco
© 2025 Revista Vislun. Todos os direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para procurar. Ou pressione Esc para cancelar.

Entrar ou Cadastrar

Bem vindo de volta!

Acesse sua conta abaixo.

Senha perdida?