A artista plástica alagoana Geovana Clea apresenta a exposição “Sertões” na Galeria Dom, na turística Ilha do Ferro, em Alagoas. Na sua primeira mostra no Brasil expõe parte da série “Chão Rachado”. Sua obra é composta pelo barro preto da lagoa, que deu origem ao nome de sua cidade natal, Inhapi, e também de cristais Swarovski. A curadoria é de Rafael Gomes Brandão e fica aberta ao público até 10 de fevereiro.
Geovana Cléa recria a textura do chão sertanejo, símbolo da resistência de um povo e parte das suas memórias e referências de vida, fazendo um convite à reflexão acerca da força e resiliência. Inhapi, que significa “água sobre pedra”, está localizada em uma das regiões mais secas do estado, território original do povo indígena Koiupanká. Presentes também nas obras estão cristais Swarovski que possuem certificação de originalidade oferecidas à artista, que trabalha em colaboração com a marca desde 2014.
Influenciada por suas origens, a artista tem na natureza o elemento predominante em suas criações. Ela encontrou estímulo para produzir parte das peças a partir da observação do rio italiano Trebbia, de terreno argiloso, durante o verão europeu. A padronagem desenhada pelo sol no chão a remeteu à infância, mote que a estimulou na criação da série.
Emoção
Geovana Cléa conta que as obras de “Chão Rachado” a emocionam profundamente, assim como a “fusão” da água e da pedra em qualquer ambiente natural significa aos seus olhos um encontro com o tempo passado, as memórias e as próprias origens.
A artista brasileira vive há mais de 20 anos na Itália e é membro imortal da Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo. Esteve presente com seu trabalho na 54ª Bienal de Veneza, Belas Artes de Paris, entre outros. A exposição Sertões é a extensão da mostra “INHA-PI: Água sobre Pedra” exposta no Castello di Rivalta, Itália.
Arte e design de luxo
Geovana Clea participou durante quatro anos do Salone del Mobile de Milão, inclusive com exposições pessoais, criando uma ligação entre arte e design de luxo, conceito conhecido e apreciado ao redor do mundo.