Contemplado pelo programa de residência “Cruzamentos” da Villa Tijuca (Edital Bolsa FUNARTE e Aliança Francesa de Residências Artísticas em Artes Cênicas Brasil/França 2022), o projeto “Potencialidades Digitais” pretende desenvolver um processo de dança mediada pelas tecnologias digitais para a realização de espetáculo cênico interativo, instalação interativa e performance (sonora e dança), como tema as histórias de mulheres contemporâneas.
A coordenação é da artista brasileira Ivani Santana e os artistas franceses Cyril Hernandez e Caroline Boudouin, da companhia La Truc, atualmente em residência no Rio de Janeiro, e seguirá para um mês de residência no Chaillot – Théâtre national de la Danse (Paris) em maio de 2024.
A residência será pontuada por dois eventos:
- O espetáculo “As histórias de @evamariageni” será apresentado no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2023.
- A Cia La Truc apresentará a performance “Jeux de Lignes” no terraço da AF Botafogo, na segunda-feira, dia 13 de novembro de 2023.
O programa “Cruzamentos” é uma iniciativa do Chaillot – Théâtre national de la Danse (Paris), da MC2: Grenoble – Maison de la Culture (Grenoble) e das Alianças Francesas no Brasil em parceria com a Fundação Nacional de Artes/FUNARTE e com apoio do Institut Français.
‘As histórias de @evamariageni’, espetáculo de dança contemporânea com direção e concepção da bailarina e pesquisadora em dança Ivani Santana reflete a presença das mulheres a partir da interação com a tecnologia. Como seria se as perspectivas das mulheres e seus mulherismos se encontrassem em suas potências múltiplas e plurais?
Contemplado pelo Prêmio de Dança da FUNARJ em 2022, no âmbito do programa de residência “Cruzamentos”, o espetáculo mescla dança e performance propondo um entrelaçamento entre “corpas”, movimentos, imagens e sonoridades por meio das poéticas tecnológicas digitais.
Inspirado no livro “O Perigo De Uma História Única” (2018), da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, a obra aborda os mitos de Eva, os imaginários sobre Maria, as perspectivas da personagem Geni na música de Chico Buarque, assim como os paradoxos que se desdobram a partir dessas concepções. Convoca um olhar atento sobre as questões contemporâneas do “ser mulher”, dos seus limiares, seus conflitos e seus anseios. As diversas narrativas feministas e suas lutas num mundo ainda desigual são expostas.
São três artistas co-criadoras brasileiras em cena – Ágatha Oliveira, Aline Bernardi e Lígia Tourinho. Além delas, o espetáculo conta com dois convidados franceses da Cia La Truc por meio da residência artística “Cruzamentos”, Cyril Hernandez na direção da trilha sonora e Caroline Baudouin como bailarina em cena.
A tecnologia é um elemento essencial no processo criativo. A presença dessas mulheres é pensada e repensada a partir de suas interações com dispositivos e ferramentas digitais, como realidade aumentada – antes da estreia, o processo já se desdobra em sua página na internet, e também pelo Instagram. Um palco que contará com mulheres biológicas, mulheres digitais e mulheres cibernéticas. Subjetividades replicadas e refletidas através de ações do corpo e interações com a tecnologia, fortemente tensionadas durante esses dois anos de pandemia e que agora são colocadas como pauta artística e poética. Essas mulheres são muitas e não podem ser reduzidas a uma única história.
“Há um entranhamento das mídias no nosso fazer. Nossas identificações, no mundo de hoje, estão atravessadas pelo @ na frente dos nossos nomes. Nosso processo criativo é orientado por um blog, que é nosso diário de bordo. Além, claro, de toda a interação nas redes sociais que temos à mão. Estamos lidando com o que está em jogo nesse mundo contemporâneo: seja como facilitador ou não. Essa interação nos faz perceber o lugar da outra e as relações de privilégio, ou não privilégio, que temos na sociedade. Somos mulheres distintas, e o que nos une é a dança. Estamos juntas para contar essa história e construir comunidade”, avalia Ivani.
Ivani Santana coordena o Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual, atualmente vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro. O convite para conduzir o processo veio da também bailarina e pesquisadora da dança Aline Bernardi, diretora do selo artístico Celeiro Moebius, proponente de “As histórias de @evamariageni”.
‘As histórias de @evamariageni’ terá três apresentações no Teatro Angel Vianna no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro- CCO, dias 10,11 e 12 de novembro. Sexta e sábado às 19h e domingo às 18h.
Sobre a performance “ Jeux de Lignes” – Cia La Truc
No âmbito da residência “Cruzamentos”, a Cia La Truc apresentará a performance “Jeux de Lignes” com Caroline Baudouin, bailarina e pedagoga francesa, e Cyril Hernandez, compositor improvisador multi-instrumentista performer, artista plástico do som.
Essa apresentação é uma criação musical e coreográfica in-situ. É um encontro entre dança, música e arquitetura. Foi criada na Villa Savoye de Le Corbusier, em Poissy (França), na primavera de 2015, para marcar o quinquagésimo aniversário da morte do arquiteto. Um dançarino e um percussionista confrontam a interação de linhas e perspectivas. Eles brincam com a ressonância dos volumes e dos materiais da arquitetura para redesenhar o espaço, revelando-o e transformando-o com a cumplicidade do público, que os segue em uma perambulação rítmica, expressiva e cúmplice.
Essa performance será revisitada especialmente para a residência e ocorrerá no terraço da Aliança Francesa do Rio de Janeiro, em Botafogo. A performance será seguida de um bate-papo com os artistas.
Serviço:
AS HISTÓRIAS DE @EVAMARIAGENI
Data: 10,11 e 12 de novembro. Sexta e sábado às 19h e domingo, às 18h.
Local: Teatro Angel Vianna no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro- CCO
Endereço: R. José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 20510-430
Telefone: (21) 3238-0357
Ingressos : https://eleventickets.com/produto/whitelabel/0/rio-cultura
Site web do projeto : https://evamariageni.nicepage.io/
PERFORMANCE “JEUX DE LIGNES” NO TERRAÇO DA AF BOTAFOGO COM A CIA LA TRUC
Data: Segunda-feira, dia 13 de novembro de 2023, às 18h30.
Local: AF Botafogo
Rua Muniz Barreto, 746, Botafogo, Rio de Janeiro.
(21) 2286-4248 / 2539-4118
Ingressos no Sympla (entrada gratuita):
Site web da Cia La Truc : https://www.latruc.org/fr/
www.rioaliancafrancesa.com.br
https://www.facebook.com/aliancafrancesarj
https://www.youtube.com/user/aliancafrancesarj
https://www.instagram.com/rioaliancafrancesa/