Fotogracria – uma fotógrafa em ascensão da Rocinha, cujo trabalho foi recentemente exibido no Museu do Amanhã e no MAR, e que está prestes a realizar sua primeira individual na França, e Abeguar – um estilista emergente também da Rocinha, estarão reunidos na Villa Alexandrino, em Santa Teresa, com artistas como Bryan Brinkman, um animador 3D de Nova York, que fez arte para o Saturday Night Live e The Tonight Show com Jimmy Fallon, e Alienqueen, uma ilustradora e pintora de sucesso baseada em Miami, vinda do Camboja, que lançou uma coleção de arte digital em parceria com a Oracle Red Bull Formula 1 Team em maio.
Ao todo, 12 artistas com trajetórias variadas participarão da residência artística de uma semana, sob a direção criativa de Eric Friedensohn, um pintor e muralista de Nova York, conhecido como Efdot, de 21 a 26 de julho de 2025.


A Rio Art Residency é um veículo para oferecer oportunidades a artistas brasileiros e talentos emergentes de outras partes do mundo, promovendo um intercâmbio cultural entre eles e artistas consagrados, tendo o Brasil e o Rio como foco de sua experiência.
Todos os artistas criarão peças próprias e participarão de um evento aberto ao público organizado pela Associação dos Moradores de São Conrado (AMASCO), onde pintarão um mural na praia de São Conrado inspirado nas cores do Rio, um presente para o bairro e a cidade.
Sábado, 26 de julho, acontece o vernissage, para convidados, na Casa Caminhoá, no Jardim Botânico, onde os convidados poderão ver algumas das obras produzidas durante a residência. O grupo exibirá e leiloará suas peças na Offline Gallery do SuperRare, em Nova York, em setembro.

Outros artistas participantes incluem Natasha Chomko – cujo pseudônimo artístico é Post Wook – uma fotógrafa de Los Angeles que recentemente teve uma obra exibida no Las Vegas Sphere, Nishant, também conhecido como Ego Dead, um proeminente pintor indo-americano da Califórnia, P1A, um ilustrador de sucesso de Izmir, e Dave Krugman, um fotógrafo celebrado de Nova York. Eles atuarão como mentores, compartilhando conhecimento e experiência com talentos emergentes como Noah Kocher, um artista de colagem de Nova York, Mariah, uma pintora da Sérvia, Tormius, um ilustrador digital de Valencia, e Pedro Ribeiro, conhecido como Beissú, um ilustrador digital de São Paulo.
A residência é um projeto anual, criado e dirigido pela carioca Thais Portilho, conhecida como Selkie, colecionadora de arte digital, e residente há 18 anos na Inglaterra. Selkie passou a maior parte de sua vida adulta na Inglaterra. Ela entrou no espaço da arte física e digital há três anos. Como colecionadora, sua missão, ela define, “é investir no futuro de artistas, de qualquer parte do mundo”.
Selkie tem uma carreira de 21 anos no jornalismo e em relações públicas. Desde abril, é diretora de sua própria agência de estratégia e relações públicas, voltada para o espaço das artes digitais. Até abril, ela trabalhava como gerente de comunicação em uma agência de pesquisa de opinião e desenvolvimento de políticas públicas em Londres.
Thais ‘Selkie’ Portilho
+44 7584 995681
thaiscportilho@gmail.com
https://www.instagram.com/rioartresidency/