Com curadoria da artista plástica e mosaicista Moema Branquinho, o Galpão das Artes Urbanas Helio G. Pellegrino da Comlurb, na Gávea, inaugura, no próximo dia 11 de julho, sexta-feira, às 11h, a exposição coletiva Deslocamento e Meio Ambiente, com obras individuais de 18 artistas plásticos, além de trabalhos coletivos de estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Úrsula e do Atelier de Mosaico Contemporâneo Moema Branquinho. A mostra estará aberta ao público até 22 de agosto.
Estarão em exposição, com texto curatorial de Marco Cavalcanti e Moema Branquinho: máscaras, pinturas e esculturas diversas, fotografias, assemblage e mosaico contemporâneo feitos a partir do reaproveitamento de bambus, vidros vazios de esmaltes coloridos, lixo eletrônico, entre outros materiais. Durante o período da mostra, haverá roda de conversa com os artistas, oficinas de mosaico, pintura com pigmento natural e grafismo indígena, origami com produtos naturais e outras atividades gratuitas.
Uma série de performances e atividades estarão disponível ao público na abertura da exposição no dia 11 de julho, a partir das 11h. Entre elas dança, canto e pintura corporal feita com jenipapo, urucum, cúrcuma e outros pigmentos naturais da artista indígena Carolina Potiguara; música com instrumentos percussivos sustentáveis com a artista Foguete Barreto e confecção de origami com folhas de coqueiro com o artista José Domingos.
Possíveis ideias e práticas em mutação potencializam a produção artística de cada participante, que busca interpretar os conceitos de sustentabilidade, ora por meio de revisão, ou de reaproveitamento, reutilização ou reciclagem da diversidade dos resíduos. Moema Branquinho e os artistas expositores pretendem, também, contextualizar a produção artística contemporânea diante das profundas transformações sociais iniciadas com o advento da cultura do descartável, inaugurando a superprodução material e a brevidade das coisas.

Participação do Atelier de Mosaico Contemporâneo Moema Branquinho:
Alunas Ana Carvalho, Christina Bocayuva e Jovita Agra.
Serviço:
Exposição: Deslocamento e Meio Ambiente: a Arte em tempos de crise
Abertura: 11 de julho – 11h
Visitação: Até 22 de agosto – segunda à sexta-feira, das 9h às 17h
Local: Galpão das Artes Urbanas Helio G. Pellegrino da Comlurb
Endereço: Rua Padre Leonel Franca, s/nº – Gávea (sob o Viaduto Lagoa-Barra, em frente ao Terminal Rodoviário da Gávea)
Entrada: GRATUITA
Contato: galpaodasartes@gmail.com