A Casa Museu Eva Klabin inaugura sábado, 29 de julho, a exposição Expressões do Inconsciente na Coleção Dimitri Ganzelevitch e apresenta 27 trabalhos inéditos de cinco artistas que por diferentes maneiras manifestam o inconsciente por meio da arte. A Casa Museu, que foi residência de uma colecionadora, recebe uma exposição curada por outro colecionador, Dimitri Ganzelevitch, marchand e fotógrafo francês, colecionador de arte do inconsciente há mais de 50 anos. Para esta exposição, Ganzelevitch selecionou obras de cinco artistas de seu acervo para ocuparem a sala de exposições temporárias da casa-museu da Lagoa, Rio de Janeiro. Assim como Eva Klabin, Ganzelevitch habita uma casa-museu, a Casa Museu Solar Santo Antônio, em Salvador (BA), que conta com uma coleção de mais de quatro mil peças.
A mostra traz obras em diversos suportes de artistas, cujos distúrbios resultam em obras fortes e com identidade marcante: Joselito José Santos, Alicio Ribeiro Santos, Raimundo Jorge Falcão, Emma Valle e Eternit.
No auditório, como complemento da exposição, acontece a exibição do documentário “Posfácio – Imagens do Inconsciente”, dirigido por Leon Hirszman e Eduardo Escorel. O projeto, que gerou a trilogia “Imagens do Inconsciente”, traz a íntegra da entrevista de Leon Hirszman com a psiquiatra Nise da Silveira (1905 – 1999), fundadora do Museu de Imagens do Inconsciente. O documentário tem exibição de quarta a domingo (a partir do dia 30 de julho
Para marcar ainda mais a abertura, o colecionador Dimitri Ganzelevitch, curador da mostra, o pesquisador e museólogo Eurípedes Júnior e o crítico de arte e médico psiquiatra Guilherme Gutman, conversam sobre o colecionismo com um aprofundamento nas questões psiquiátricas e reflexões filosóficas relacionadas às obras expostas. A mediação é da jornalista Leila Sterenberg. O bate-papo será realizado das 16h às 17h30, no auditório da Casa Museu Eva Klabin, com interprete de libras. Sujeito a lotação.
Serviço:
Expressões do Inconsciente na Coleção Dimitri Ganzelevitch
Abertura: sábado, 29 de julho – das 16h às 19h | Aberto ao público
Bate-papo: das 16h às 17h30 (auditório): Dimitri Ganzelevitch, curador da mostra, Eurípedes Júnior (pesquisador e museólogo), Guilherme Gutman (crítico de arte e médico psiquiatra). Mediação: Leila Sterenberg.
Tema: o colecionismo com um aprofundamento nas questões psiquiátricas e reflexões filosóficas relacionadas às obras expostas. Com interprete de libras. Sujeito a lotação com distribuição de senhas 10 minutos antes do evento
Exposição: de 30 de julho a 10 de setembro
Quarta a domingo: 14h às 18h, última entrada às 17:30h
Segunda e terça: fechado
Livre e gratuito.
Documentário: Posfácio – Imagens do Inconsciente
Ano: 1986/2014
Gênero: Documentário | 80 min | Livre
Direção: Leon Hirszman e Eduardo Escorel
Sinopse: Depoimento da Dra. Nise da Silveira (1905 – 1999), psiquiatra e fundadora do Museu de Imagens do Inconsciente a Leon Hirszman em 1986. Complemento da trilogia Imagens do inconsciente, de Leon Hirszman (1937-1987), o material bruto não editado pelo cineasta tornou-se filme em montagem de Eduardo Escorel.
Local: auditório – sujeito a lotação
Casa Museu Eva Klabin
Av. Epitácio Pessoa, 2480 | Lagoa | Rio de Janeiro |RJ|
http://evaklabin.org.br | IG @evaklabinoficial
Contato geral:
(21) 99145-9096 (de terça a domingo |14h às 18h | apenas para ligações)
cultura@evaklabin.org.br