Em 2020, durante a pandemia, um casal na faixa dos 40 anos (engenheiro e advogada), com dois filhos pequenos (de 6 meses e 2 anos), comprou esta cobertura duplex de 140m2, no Flamengo (zona sul do Rio de Janeiro), ainda na planta e logo encomendou um projeto aos arquitetos Marina Romeiro e Felipe Maia, do escritório Maia Romeiro Arquitetura (@mr.maiaromeiro). “Eles preferiram deixar o projeto aprovado e orçado para iniciar as obras assim que recebessem as chaves da construtora e nos pediram um imóvel claro, iluminado e arejado, com décor contemporâneo e, ao mesmo tempo, despojado”, conta Marina. Além de atender aos pedidos do casal, a dupla investiu ainda na integração, na funcionalidade e na facilidade de manutenção dos espaços.
Toda a decoração do apartamento é integralmente nova. A cor azul foi escolhida para pontuar o décor da área social, mas, no geral, os arquitetos apostaram em cores suaves e exploraram bastante diferentes texturas, não só para não cansar com o tempo como também para não “rivalizar” com a vista da Baía de Guanabara, parte do morro Pão de Açúcar, Cristo Redentor e bairros vizinhos ao Flamengo (Botafogo e Catete). “Um fato curioso no décor da sala é o quadro que parece uma escotilha. Foi uma brincadeira com o cliente, que trabalha embarcado”, revela Felipe.
Na planta original proposta pela construtora, a sala ficava no primeiro pavimento, junto com a cozinha e, no segundo pavimento, havia uma pequena sala, uma suíte e a área externa. No novo projeto, os arquitetos optaram por setorizar os andares, deixando a área íntima no primeiro pavimento e a área social no segundo, integrada com a varanda da cobertura.
Como a cozinha foi integrada à sala, o ambiente recebeu cores e materiais que não “brigam” ou interferem na decoração e acabamentos da área social, além de uma grande porta de correr (em esquadrias brancas com fechamento em vidro jateado) permite isolá-la, quando necessário. Já os armários inferiores azul petróleo tem uma relação direta com o tom do revestimento cerâmico da varanda gourmet, na área externa, e com alguns elementos da decoração da sala, como almofadas, pufes e quadros.
Já o quarto dos meninos foi setorizado em área de dormir e brincar e ganhou ainda um pequeno “closet”, próximo ao acesso ao banheiro. Na decoração, a cliente não queria um tema muito infantil e já gostava da ideia de um papel de parede com estampa de mapa ou algo que também ajudasse no aprendizado das crianças. Embora seja a cor principal do quarto, o azul foi inserido de forma pontual na marcenaria, em alguns adornos e no próprio papel de parede. Já o freijó natural, também presente em parte da marcenaria, segue a mesma linguagem do restante do apartamento. Vale destacar ainda as caminhas tipo tatame, com quinas arredondadas e estilo Montessori, e a mesa desenhada pelo escritório, com altura regulável para se adaptar à idade das crianças.
Curiosidade: originalmente, o quarto infantil seria ocupado apenas pelo único filho do casal, mas, enquanto o projeto estava em andamento, o casal recebeu a notícia que estava “grávido” novamente e o cômodo precisou ser adaptado para um quarto compartilhado.
Outros destaques no projeto:
- O acesso à área de serviço e ao lavabo, que foram camuflados no painel de marcenaria com ripas em padrão aleatório.
- As esquadrias da sala de jantar e de estar (antes, individualizadas), que foram trocadas por uma nova que agora permite a abertura de todo vão, aumentando assim a sensação de integração dos espaços.
- A cuba do lavabo, esculpida em formato triangular para melhorar a circulação.
FICHA TÉCNICA:
- Autoria do projeto: Arquitetos Marina Romeiro e Felipe Maia, do escritório Maia Romeiro Arquitetura
- Instagram: @mr.maiaromeiro
- Fotógrafa: @LiliaMendel.Fotografia
- Tipo de imóvel: Apartamento de cobertura duplex
- Área total do imóvel: 140m2
- Cômodos do pavimento inferior: Suíte dos filhos, suíte casal com closet, escritório, banheiro, varanda e hall social
- Cômodos do pavimento superior: Sala de estar, jantar, cozinha, área de serviço, lavabo, área gourmet e área externa
- Localização: Flamengo, bairro na zona sul do Rio de Janeiro
- Vista da cobertura: Baía de Guanabara, parte do morro Pão de Açúcar, Cristo Redentor e bairros vizinhos ao Flamengo (Botafogo e Catete)
- Perfil dos moradores: Casal na faixa dos 40 anos (ele, engenheiro; ela, advogada), com dois filhos pequenos (Leonardo de 6 meses e Rafael de 2 anos)