Esta cobertura duplex, de 360m2, fica localizado na região central de Icaraí (bairro do município Niterói, RJ), mas, devido à implantação do edifício em centro de terreno, o imóvel é bastante arejado e indevassado e ainda conta com uma vista panorâmica da Praia de Icaraí, com o Morro do Arroz ao fundo. Os novos proprietários – com casal (ele, 40 anos, empresário; ela, 38 anos, médica), com duas filhas de 5 e 3 anos e um filho recém-nascido que nasceu na fase final de execução do projeto – procuraram o arquiteto Phil Nunes, da @NOP_Arquitetura, ainda no processo de escolha e compra do imóvel, pois já sabiam que o escritório também oferece esse tipo de serviço. “Visitamos três unidades e optamos por esta cobertura por entender que seria o mais adequado às necessidades da família, tanto em metragem quanto em distribuição dos espaços”, relata Phil.
Segundo o arquiteto, o grande desafio era pensar em um projeto para uma família grande que adora receber em casa, sem que isso tirasse a privacidade dela. “No geral, o casal queria que o andar de baixo fosse mais aconchegante e tivesse mais a cara deles e que o andar de cima fosse destinado aos momentos mais festivos e de lazer”, conta ele.
Todos os ambientes foram renovados na reforma, já que o imóvel estava destruído, sem condições de uso. A reforma foi geral, não só no quesito acabamentos como também de infraestrutura.
O primeiro andar sofreu menos interferências na planta original. Foi criado um corredor ligando a cozinha ao hall íntimo para garantir mais privacidade à família. O banheiro da suíte das filhas foi transformando em banheiro canadense para atender também o cômodo vizinho, que foi transformado e brinquedoteca. Já na suíte master, a varanda foi fechada com cortina de vidro e integrada ao quarto, com nivelamento de pisos e rebaixo de teto, abrindo espaço para um canto de leitura e relaxamento próximo ao dormitório do casal. No decorrer da obra, surgiu uma grande surpresa: como a cliente descobriu que estava grávida, o escritório precisou transformar o que seria o escritório do casal no quarto do bebê e, para isso, aproveitou boa parte da marcenaria que já estava pronta e foi adaptada para assumir novas funções.
Já o segundo andar sofreu mais intervenções na planta original: o deck da piscina foi demolido e, em seu lugar, foi construído um deck menor, com uma piscina de borda infinita, abrindo, assim, espaço um lounge ao ar livre. Antes delimitado por um telhado de barro em meia água, o espaço da churrasqueira também foi demolido para dar lugar a uma construção anexa, de alumínio e vidro, que hoje abriga um espaço gourmet completo, totalmente integrado à sala, com cozinha, mesa de refeições com seis lugares e um balcão alto com quatro banquetas, ideal para reunir amigos e parentes. “Para aumentar a sensação de integração entre os ambientes internos e externos, instalamos portas de correr que abrem no mesmo sentido”, detalha Phil.
Ainda segundo o arquiteto, geralmente, o escritório faz projetos com uma linguagem estética mais coesa permeando a maior parte dos ambientes. No entanto, este projeto se tornou uma exceção, já que foi adotado um estilo diferente em cada pavimento para atender ao pedido dos clientes: piso inferior mais privativo e íntimo e piso superior mais “festivo” e voltado para o lazer, com uma atmosfera de casa de praia. “Cada pavimento tem a sua própria identidade visual, já que o piso inferior é uma área mais íntima da família e o superior é mais dedicado ao lazer e relaxamento. Conectamos os andares usando o mesmo painel em madeira clara na parede de pé direito duplo que acompanha a escada”, explica o arquiteto Phil Nunes.
Na decoração – que segue o estilo contemporâneo urbano no piso inferior e contemporâneo praiano no piso superior -, a maioria dos móveis é nova, mas, como os clientes sempre contrataram arquitetos para decorar suas residências anteriores, eles já tinham peças boas, que foram aproveitadas no novo lar, especialmente na sala do primeiro andar. Até mesmo a antiga estante da família foi aproveitada, recebendo apenas um complemento de marcenaria para se ajustar às medidas do novo espaço. Com relação aos móveis novos, como os clientes não valorizam peças de design assinado, o escritório priorizou quesitos como “funcionalidade”, “atemporalidade” e “durabilidade” nas escolhas, apostando ainda em tecidos com tecido tecnológico lavável, em função das 3 crianças.
Nosso maior desafio neste projeto foi, sem dúvida, repensar todo o projeto estrutural para adequar a arquitetura original do apartamento às necessidades da família.
arquiteto Phil Nunes
FICHA TÉCNICA:
- Arquiteto responsável pelo projeto: Phil Nunes
- Escritório: Nop Arquitetura
- Instagram profissional: @nop_arquitetura
- Fotógrafa: @LuizaSchreier.ArchPhoto
- Produção visual: @Estudio.CaBe
- Tipo de imóvel: Cobertura duplex
- Área total do imóvel: 360m²
- Localização e vista: A cobertura fica localizado na região central de Icaraí (bairro de Niterói, RJ), mas, devido à implantação do edifício em centro de terreno, o imóvel é bastante arejado e indevassado e ainda conta com uma vista panorâmica da Praia de Icaraí, com o Morro do Arroz ao fundo.
- Perfil dos moradores: Casal (ele, 40 anos, empresário; ela, 38 anos, médica), com duas filhas de 5 e 3 anos e um filho recém-nascido que nasceu na fase final de execução do projeto.
- Ambientes do pavimento inferior: Sala íntima de estar (mais utilizada pela família no dia a dia), cozinha com área de serviço e dependências, quarto do bebê, banheiro social, brinquedoteca, suíte das filhas e suíte master.
- Ambientes do pavimento superior: Sala de estar, espaço gourmet, piscina, área externa, sauna e banheiros.
- Todos os ambientes foram renovados na reforma, já que o imóvel estava destruído, sem condições de uso. A reforma foi geral, não só no quesito acabamentos como também de infraestrutura.
- Estilo da decoração do projeto como um todo: Contemporâneo urbano no piso inferior e contemporâneo praiano no piso superior.
- Tempo total entre elaborar, aprovar e executar o projeto, incluindo a finalização da decoração: 10 meses
- Maior desafio do projeto: “Nosso maior desafio neste projeto foi, sem dúvida, repensar todo o projeto estrutural para adequar a arquitetura original do apartamento às necessidades da família”, finaliza o arquiteto Phil Nunes.