Chico Vartulli – Como se deu sua paixão pela gastronomia?
Bernadete Simonelli – Cresci numa casa onde todas as refeições eram um grande evento. Minha mãe era uma cozinheira de mão cheia, professora de culinária, e com ela nasceu meu amor pela gastronomia. Anos depois conheci meu primeiro marido, que era italiano de Genova, e investia em restaurantes.
Ele era um grande gourmet, muito viajado, casei e fomos morar na Espanha. Lá era abriu restaurantes italianos em Torremolinos e Marbella.
Chico Vartulli – Como foi seu primeiro restaurante italiano?
Bernadete Simonelli – Como disse, logo que nos mudamos para Torremolinos abrimos o restaurante Portofino, e pouco tempo depois o Osteria Romana em Marbella.

Chico Vartulli – A comida italiana tem um papel importante para você?
Bernadete Simonelli – Meu primeiro marido era um grande conhecedor da boa mesa, um homem muito fino e viajado. Cresceu vendo a mama cozinhar, e ele próprio quando ia para a cozinha arrasava. Ele e minha mãe tinham muita afinidade por esse motivo, faziam grandes jantares a 4 mãos para a família quando voltamos a morar no Brasil. Ele, inclusive, abriu um restaurante para minha mãe no shopping da Gávea, o Brown’s.
Chico Vartulli – Quais as experiências internacionais que mais marcaram sua vida?
Bernadete Simonelli – Morei em Marbella no momento em que a cidade se tornava um destino de luxo na Europa, grandes artistas, cantores, e a realeza frequentavam os bares, restaurantes e boates. Só quem viveu aqueles tempos sabe o luxo e o glamour que existia ali.
Chico Vartulli – Como morar no exterior lhe trouxe uma visão diferente do mundo?
Bernadete Simonelli – Eu saí do Brasil uma menina, era muito jovem, estudava Direito na UFF e tinha acabado de ser eleita miss Niterói. Morava no Leblon, mas vinha de uma família muito tradicional do Mato Grosso de Sul. Cheguei na Europa no auge dos anos 70, era muito diferente da vida que vivia no Brasil. Tinha amigos príncipes, saia com Charles Aznavour, grandes empresários. Era uma época de grande glamour do jet set internacional.

Chico Vartulli – O que é o savoir vivre para você?
Bernadete Simonelli – É saber apreciar cada fase da vida, com muita alegria e sabedoria.
Chico Vartulli – Os restaurantes Fratelli são uma continuação de sua internacionalização?
Bernadete Simonelli – Sim, sem dúvida. Fiquei viúva muito jovem, e me casei novamente com o empresário português Joaquim Moreira. Abrimos o Fratelli para celebrar a culinária italiana. Desde o começo sempre fizemos questão de ter um chef executivo italiano. Já há muitos anos o Chef Dino Piselini está a frente da cozinha. Por diversas vezes recebemos elogios de italianos, dizendo que se sentiram em casa.
Chico Vartulli – Que lembranças marcantes você guarda de suas vivências no exterior?
Bernadete Simonelli – Fiquei grávida de minha primeira filha na Espanha, fiz grandes amigos, conheci várias pessoas interessantes e diferentes culturas. Tudo isso me fez ser quem eu sou hoje, uma mulher cosmopolita, que ama a vida.
Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação
APOIO: