Chico Vartulli – Como se deu sua ida para a República Dominicana (RD)?
Veronica Magliano Rubio – Durante minha pós-graduação em Licenciatura em Enfermagem, fiz amizade com uma dominicana que estava fazendo mestrado em educação e ela sempre me convidava para as festas do Consulado Dominicano.
Chico Vartulli – Foi fácil se adaptar?
Veronica Magliano Rubio – De início, estranhei um pouco, pois o país tinha muitas necessidades, mas o calor humano, a generosidade das pessoas ganhou espaço e me adaptei bem.
Chico Vartulli – Acredita que os estrangeiros sejam bem recebidos na RD?
Veronica Magliano Rubio – Tenho certeza de que sim. Somos o país número 1 (um) em turismo no Caribe. Punta Cana é um paraíso que abraça!
Chico Vartulli – Como é estar casada com um diplomata e viver no Rio?
Veronica Magliano Rubio – Foi uma surpresa maravilhosa. Estou bem perto da família e, ao mesmo tempo, nossos filhos ganharam independência, por estarem em Miami, Madri e República Dominicana. Vivo os três mundos simultaneamente e intensamente!!! Estar com meus familiares em Campos dos Goytacazes; os compromissos diplomáticos no Rio de Janeiro e nossos filhos no exterior.

Chico Vartulli – O que o município de Campos contribuiu para a sua formação?
Veronica Magliano Rubio – Aqui me formei em todos os sentidos: educação familiar, social, religiosa e fundamental. Somente saí quando fui à UFRJ realizar a minha formação profissional.
Chico Vartulli – Como brasileira, acredita que ajude as demais consulesas no Rio? Tem algum projeto nesse sentido?
Veronica Magliano Rubio – Ajudar e cuidar é a minha vocação. Estou sempre pronta a colaborar com projetos sociais que possam desenvolver cultura, arte, educação, saúde e religiosidade, porém meu coração tem um declínio a crianças e anciãos.

Chico Vartulli – Quais seus projetos futuros?
Quero levar para RD grandes projetos e ideias brasileiras. Aqui no Rio de Janeiro existem projetos fantásticos direcionados à mulher e isso me fascina.
Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação
APOIO:
