O clássico “O Pagador de Promessas” está retornando aos palcos do Rio de Janeiro em uma nova montagem protagonizada por Diogo Vilela. A peça, originalmente encenada pela primeira vez em São Paulo pelo TBC em 1960, tem uma história rica que também inspirou um filme vencedor do Prêmio Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1962. Carregada de humanidade, a trama atualíssima de Dias Gomes, traz o questionamento da fé de seu protagonista, Zé do Burro, em oposição às reações sistemáticas do clero às manifestações religiosas ditas populares, acirrando o debate sobre o sincretismo religioso.

Nesta nova encenação, Diogo Vilela divide o palco com os atores convidados Patrícia Pinho e Luiz Furlanetto, além de 13 membros da Companhia Funarj de Teatro, Arte e Repertório. A direção é conduzida por Marcus Alvisi.
A peça marca a estreia da Cia. Funarj de Teatro, Arte e Repertório, grupo de teatro público, com curadoria do próprio Diogo. “Meu sonho era ter uma companhia de teatro, nos moldes da Casa de Molière, na França. E agora temos esse, com bolsistas da fundação. Escolhemos ‘O pagador de promessas’ por ser uma peça de um grande dramaturgo brasileiro e com muitos personagens para todo elenco”, comenta.

“O Pagador de Promessas“
Casa de Cultura Laura Alvim
Avenida Vieira Souto, 176, em Ipanema
De quinta a sábado às 20h e domingos às 19h
A partir de 9 de maio de 2024
Ingressos: https://funarj.eleventickets.com/#!/evento/70bff98a5ab504ef6d2126dc0c2b13857af31bae

Ficha Técnica
Autor – Dias Gomes
Elenco – Diogo Vilela, Patrícia Pinho, Luiz Furlanetto e a Cia FUNARJ de Teatro, Arte e Repertório Duda Romanhol, Elymara Cardoso, Ezequiel Vasconcelos, Jeff Fagundes, Jovan Ferreira, Michelle Raja Gebara, Moisés Ribeiro, Murillo Carrão, Octavio Vargas, Peter Boos, Rodri Mendes, Walle Pinheiro e Yosef Gonzales.
Direção – Marcus Alvisi
Assistente de direção – Marco Aurélio Monteiro
Direção de Produção/Adm. Financeira – Marília Milanez
Cenografia e Direção de Arte – Ronald Teixeira
Figurinos – Ronald Teixeira e Pedro Stamford
Visagismo – Mona Magalhães e Lucas Raibolt
Iluminação – Daniela Sanchez
Direção de movimento – Juliana Medella
Trilha – Marcus Alvisi
Design gráfico e Fotos – Victor Hugo Cecatto
Assessoria de Imprensa – Maurício Aires e Rogério Alves
Curadoria e Produção – NITIREN Produções Artísticas Ltda.
Realização – FUNARJ – Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Governo do Estado do Rio de Janeiro

Texto: Rodolfo Abreu (@rodolfoabreu)
Imagens: Divulgação