Na terça-feira 13 de maio, a Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, abriu suas portas para uma sessão de estreia vibrante e emocionada da nova temporada de “Absolvição”, monólogo estrelado por Andriu Freitas e dirigido por Daniel Herz que vem causando comoção por onde passa.

O interesse do público e da crítica nesse espetáculo tem explicação. Com um texto impactante e uma montagem surpreendente, a peça traz cenários e figurinos que contribuem para criar a atmosfera necessária para que a força do texto. Durante os 60 minutos de peça é possível perceber o público segurando a respiração no desenrolar da história, extremamente envolvido com as reviravoltas da trama. “Absolvição” traz as confissões de um homem movido por um propósito obsessivo: caçar abusadores de crianças e fazer justiça com as próprias mãos.
Com um enredo instigante, reviravoltas e revelações, o monólogo levanta questões profundas sobre ética e justiça, provocando o público a refletir: ele é um anjo vingador em uma missão divina ou simplesmente um assassino?


Aclamado em sua primeira temporada no Espaço Abu, em Copacabana, o espetáculo retornou aos palcos cariocas, agora adaptado ao palco do Teatro Laura Alvim, com apresentações todas as terças e quartas, às 20h, até o fim de maio. A noite de estreia foi marcada por casa cheia, presença massiva da classe artística e muitos amigos da equipe e do protagonista Andriu Freitas, que mais uma vez entregou uma performance visceral, arrancando aplausos de pé ao final da sessão.
A plateia testemunhou um mergulho arrebatador nas entranhas de um personagem complexo e profundamente ambíguo. A chegada de “Absolvição” aopalco do Teatro Laura Alvim permitiu que o espaço cênico do espetáculo fosse ampliado, trazendo uma nova experiência até para quem já tinha assistido no espaço intimista do Espaço Abu.

Com saltos temporais habilmente costurados, o espetáculo vai desvelando, camada por camada, os traumas e dilemas morais do protagonista, convidando o público a refletir sobre os limites entre justiça e vingança. “Ela instiga o público a pensar sobre as instituições que deveriam nos proteger, sobre a dor que molda nossas escolhas e sobre os limites da ética e da lei”, afirma o ator Andriu Freitas, que idealizou e interpreta o solo com intensidade desconcertante.


Com passagens anteriores por Nova York, Londres e uma estreia arrebatadora no Festival Fringe de Edimburgo, “Absolvição” foi descrita pela crítica brasileira como “teatro-denúncia de aplaudir de pé” (Gilberto Bartholo); uma “experiência teatral ousada e profundamente impactante” (Claudia Chaves); e um “espetáculo obrigatório para quem gosta de sólido teatro de verdade sintonizado com a contemporaneidade” (Wagner Corrêa de Araújo). A nova temporada no Teatro Laura Alvim confirma esse prestígio, com uma montagem que alia densidade dramática, elegância cênica e uma potente discussão sobre ética contemporânea.


A temporada no Teatro Laura Alvim tem apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Funarj.
SERVIÇO
Absolvição – monólogo
📆 De 13 a 28 de maio | terças e quartas, às 20h
📍 Teatro Laura Alvim – Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema
🎟 Ingressos: pelo site FUNARJ / Imply
⏳ Duração: 60 minutos | Classificação: 16 anos
Instagram: @absolvicao.peca

FICHA TÉCNICA:
Atuação e Idealização: Andriu Freitas
Texto: Owen O’Neill
Tradução: Diego Teza
Direção: Daniel Herz
Diretora Assistente: Carol Santaroni
Cenário e Figurino: Wanderley Gomes
Iluminação: Aurélio de Simoni
Trilha Sonora: Pedro Araujo
Cenotécnica: Beto de Almeida
Design Gráfico: Luiz Stein
Fotografia: Victor Hugo Cecatto
Operador de luz: Marcelo de Simoni
Operador de som: Daniel Studart
Direção de Produção: Bárbara Montes Claros
Assistente de Produção: Renata Valois
Preparadora vocal: Alessandra
Assessoria de Comunicação: Rodolfo Abreu / Interativa Doc
Apresentado por: Pirata Produções



