Miami, conhecida por seu vibrante cenário artístico e diversidade cultural, irá sediar o I Seminário Internacional de Arte Latino-Americana, que promete oferecer uma visão panorâmica da produção artística atual da região, proporcionando uma plataforma de visibilidade internacional para artistas emergentes.
O seminário, que acontecerá no dia 5 de abril na badalada South Beach, é uma iniciativa que visa explorar e discutir as diversas facetas da arte contemporânea latino-americana, seus temas e inquietações. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de mergulhar nas obras de artistas de destaque de países como Brasil, México, Cuba, Bolívia e Estados Unidos.
O evento é produzido pelas empresas brasileiras Interativa Consultoria Documental e Cultural com a parceria da Agência Lascas, que uniram forças para a produção do evento que deseja fornecer uma plataforma inclusiva para jovens artistas da América Latina. O evento deseja divulgar os artistas, além de incentivar a interação e o intercâmbio cultural entre os participantes, promovendo assim a diversidade e a riqueza da arte contemporânea latino-americana.

Na programação do seminário estão previstos dois painéis:
– Painel Visibilidade Arte Latino-americana: os artistas reconhecidos e consolidados da região, que ajudaram compor o cenário artístico latino-americano a com sua produção contemporânea.
– Painel Produção Atual e Diversidade: jovens artistas latino-americanos que trazem em seus trabalhos os temas da homossexualidade.
Uma seleção diversificada de jovens artistas será objeto de debate, onde serão abordados os seus processos criativos, inspirações e desafios. Da pintura às instalações, passando pela performance, fotografia e multimídia, será explorada a multiplicidade de formas e expressões presentes na arte contemporânea latino-americana.
Miami apresenta-se como o cenário perfeito para este seminário devido à sua posição como centro de arte contemporânea e à sua receptividade à cultura latino-americana. A cidade, sede de uma comunidade multicultural, oferece um ambiente propício à celebração e troca de ideias artísticas. O evento tem organização dos jornalistas e produtores culturais Rodolfo Abreu e Roberto Lúcio e tem apoio da Revista Vislun.