Desde que o Jeans deixou de ser uma peça rústica dos trabalhadores da mineração nos EUA no século 17 e invadiu o dia-a-dia das pessoas, se tornou uma peça extremamente popular e democrática.
Logo o nome do tecido se “confundiu” com o nome da peça para a qual ele é comumente usado: as calças jeans, como conhecemos hoje.
Nos anos 1950 o jeans simbolizava a rebeldia, com atros de Hollywood como James Dean e Marlon Brando vestindo a peça. Nos anos 1960 foram os hippies e os manifestantes anti-guerra que vestiam a peça para protestar e mostrar seu amor. Nos anos 1970 as feministas escolheram o jeans como forma de demonstrar igualdade de gênero, enquanto a peça também abrilhantava as pistas das discotecas – um lugar de liberdade, sonho e música. Os anos 1980 consolidaram ainda mais o uso dos jeans: seja em cores mais claras ou mais escuras, modelagem reta ou larga, liso ou rasgado.
E o mundo da música não abriu mão de utilizar essa peça e todos os seus simbolismos associados durante o longo dos anos. Artistas populares associaram sua imagem e seu som ao uso do jeans… até mesmo colocado com destaque na capa dos albuns de música, como a lista de alguns discos bastante representativos que selecionei.
Bruce Springsteen: Born in the U.S.A. (1984)
O uso mais icônico do jeans azul na história do Rock & Roll, o Levi’s 501s na capa de “Born in the USA” (Nascido nos Estados Unidos) incorporou a ética operária do álbum. O uso da bandeira americana ao fundo com as cores branca e vermelha foi perfeitamente completado com o azul do jeans usado por Bruce. O fato do cantor estar de costas, mostrando seu bumbum, ainda deixou essa capa mais sexy e ousada, especialmente se tratando de um homem.
Madonna: Like A Prayer (1989)
A Rainha do Pop ousou na capa do album mais pessoal de sua carreira, dedicado à memória de sua mãe, que faleceu quando Madonna tinha apenas cinco anos de idade. “Like A Prayer” ousa não somente por não mostrar seu rosto como destaque e sim uma parte sexy de seu corpo; mas também por vestir a peça que sua mãe tão católica associava nos anos 1960 como símbolo de devassidão. Na primeira vez que uma mulher entrou na casa da família vestindo calças jeans, a mãe de Madonna cobriu os santos da casa para não testemunharem tamanha blasfêmia.
The Rolling Stones: Sticky Fingers (1971)
Concebida pelo artista da pop art Andy Warhol, a capa original de “Sticky Fingers” dos Rolling Stones apresentava um zíper funcional em um par de jeans colado na capa. Para ser produzido em massa para a venda do então disco de vinil, a gravadora transformou a obra de arte em uma foto – com algumas edições especiais com o zíper simbólico colado. Embora o modelo da foto não fosse Mick Jagger, como muitos supunham, o verdadeiro dono dessa virilha nunca foi efetivamente identificado.
The Beatles: Abbey Road (1969)
Muito se falou da capa icônica do disco “Abbey Road” dos Beatles: os quatro músicos de Liverpool atravessando uma das ruas mais famosas do Reino Unido. Paul descalço, o fusca branco com a placa ’28 IF’, o pregador/o enlutado/o morto/o coveiro, mas George Harrison é o único cujo estilo ‘cool´ parece sem esforço: creditamos o jeans por isso.
Serge Gainsbourg: Histoire de Melody Nelson (1971)
A música francesa também pegou carona na popularidade e descontração do jeans. No Album “Histoire de Melody Nelson”, Serge Gainsbourg, genial que era, provou que as mulheres podem parecer chiques com nada além de jeans remendados. Na capa, Melody é retratada pela parceira de Gainsbourg, a atriz Jane Birki, usando o jeans boca de sino levemente abaixado para acomodar seu estágio inicial de gravidez.
James Brown: In the Jungle Groove (1986)
James Brown apresentou algumas das jams mais divertidas do final dos anos 60 e início dos anos 70 que estão presentes nessa coletânea lanadas nos anos 80. E Brown tinha um estiloso terno todo feito em jeans para apoiá-lo nessa capa. É divertido pensar que ele não usou essa roupa especialmente para uma sessão de fotos naquele dia, mas que ele simplesmente já estava usando no seu dia-a-dia.
Dolly Parton: In the Beginning (1978)
A estrela da country music americana, Dolly Parton, também brilhou com seu macacão jeans e muito strass na capa do album “In the Beginning”. Dolly mostra que o jeans é uma marca também do mundo country, muito popular e sem diferença de gênero nesse gênero musical.
Bob Dylan: The Freewheelin Bob Dylan (1963)
O grande Bob Dylan, tão influenciador na música, estampou suas calças jeans nesse album “The Freewheelin Bob Dylan”. Na clássica foto da capa, que tem o poder de registrar o brilho da adolescência, Bob caminha abraçado com a então namorada Suze Rotolo.
Bob Marley and the Wailers: Rebel Music (1986)
O mestre do raggae, que usou a música pra propagar o movimento rastafari pelo mundo, também vestiu a liberdade do jeans ao longo de sua carreira. O jamaicano Bob Marley chegou a estampar a capa do album “Rebel Music” com uma foto sua numa camisa jeans, mostrando que a rebeldia do tecido azulado pode ser também abraçar as causas que acreditava.
Roberto Carlos: Roberto Carlos (1974)
A música brasileira não ficou de fora na moda jeans na capa dos albuns. Nesse clássico dos anos 1970 o Rei Roberto Carlos aparece esplendoroso com sua vasta cabeleira e sua camisa jeans semi-aberta na capa desse album. Curiosamente a capa desse album que traz canções como “É Preciso Saber Viver” não traz nada escrito, nem mesmo o nome de Roberto – um luxo para poucos artistas que são rapidamente reconhecidos pelo público.
Texto e pesquisa: Rodolfo Abreu – Interativa
Imagens: Divulgação