No dia 1 de agosto o Rio de Janeiro vai sediar a terceira edição do Prêmio Ubuntu de Cultura Negra. O tema escolhido para essa edição é “Origens Negras – Pilares do Samba ao funk”. As duas categorias culturais: o samba e o funk, que durante décadas foram discriminadas e que eram refúgio para o povo preto, hoje são celebradas como legítimas manifestações culturais do Brasil.
A palavra Ubuntu, de origem bantu, significa humanidade. E é no sentido de celebrar as humanidades do povo preto que o Prêmio Ubuntu vai transformar a Sala Cecília Meireles, no centro do Rio de janeiro, em um grande quilombo, onde serão enaltecidos os talentos desta edição.
Entre os convidados deste ano estão: Lea Garcia, Aroldo Costa, Zezé Motta, Cris Viana, Sheron Menezes, Babu Santana, Jonathan Azevedo, Adalberto Neto, Rodrigo Oliveira, Pretinhas Leitoras, Maria Ceiça, Lelette Couto, Roger Cipó, Lucas Leto e Aline Borges.
A idealizadora e organizadora do Prêmio, Paula Tanga, comenta que “a premiação esse ano vai falar da criação do mundo no olhar da cultura Iorubá, em especial das Yabás”.
As atrações musicais da noite unem nomes do funk e do samba, como Rebecca e Dudu Nobre. Nesse ano as ações de personalidades negras e entidades que trabalham, divulgam e que destacaram no enfretamento das mazelas socias do povo preto, potencializadas, serão laureadas em 25 categorias, 15 medalhas honrosas antirracista, 40 estatuetas ubuntus, tendo e vista o quanto foi sofrido para nosso povo esse período onde várias vidas foram ceifadas, o prêmio vem com uma singela homenagem as mães que perderam seus filhos brutamente pelo racismo que vivemos em nosso dia a dia.
Veja as Categorias do Prêmio Ubuntu 2023:
– Representatividade Preta
– Vozes Pretas
– Cenas Pretas
– Escritas Pretas
– Protagonismo Infantil
– Jornalismo Preto
– Popularidade Preta
– Festa da Raça
– Influência Digital
– Humor – Juvenil
– Infanto – Juvenil
– Religiosidade
– Diversidade Preta
– Inspirações Pretas
– Preto em evidência
– Arte em movimento
– Criações Pretas
– Instituições em Destaques
– Destaques Culinário
– Intelectualidade Preta
O evento de premiação será transmitido através de link divulgado nas redes sociais da premiação. Acompanhe:
https://www.instagram.com/premioubuntucultural.oficial/
Texto: Rodolfo Abreu @rodolfoabreu
Imagens: Divulgação
Agradecimentos: Francisco Martins