O Hugo Schwartz um arquiteto com lindos projetos mundo afora, como, Detroit, Lisboa, Milão e várias partes do Brasil.Segue uma linha moderna minimalista, se encanta em projetar lindas fazendas, extremamente perfeccionista, sempre atento a cada detalhe.
Com clientes de alto poder aquisitivo e uma vasta história para nos contar.
Em foco – Fala um pouco de seu perfil.
Hugo Schwartz – Arquiteto e urbanista formado pela Universidade Santa Úrsula, com pós em administração de empresas pela FGV e especialização em pericia judicial, imobiliária e auditoria da qualidade em obras da construção civil.
Extremamente perfeccionista, sempre atento a cada detalhe. Quando não domino algum assunto faço questão de estudar e estou sempre me atualizando.
Não suporto retrabalho e falta de atenção, empenho e dedicação total na realização das tarefas.
Em 2006 fundei a InTown Arquitetura e Construção junto com meu sócio e colega de faculdade, Alexandre Gedeon.
Hobbies:
Tênis
Futebol
Musculação
Beach Tenis
Em foco – Qual a sua preferência em estilo arquitetônico?
Hugo Schwartz – Gosto muito e procuro seguir uma linha de arquitetura moderna e minimalista, com poucos elementos e informações. Busco tirar partido de materiais em seu estado bruto como concreto e aço, deixando-os aparentes e integrando-os ao design.
Em foco – Você é conhecido em fazer grandes projetos para pessoas de alto poder aquisitivo, como se sente em relação a parceria profissional × cliente?
Hugo Schwartz – É extremamente satisfatório quando um cliente tem o mesmo gosto para a arquitetura e decoração que fazemos, confia 100% e nos permite criar e desenvolver um projeto do jeito que visualizamos. Quando fundamos a InTown, nosso lema era “arquitetura sob medida”, auxiliando os clientes a transformarem em realidade aquilo que desejavam. Com o tempo, fomos percebendo que partidos muito diferentes do que gostamos de fazer não davam liga e não eram aquilo que realmente curtíamos projetar. Além disso, com a consolidação de nosso portfolio e estilo, passamos a ser procurados por clientes que buscam exatamente a nossa arquitetura, tornando mais prazerosa nossa jornada.
Em foco – Qual o projeto em sua carreira que mais te realizou e por quê?
Hugo Schwartz – A Casa de Fazenda, em Areal, com 800m2, bangalô de hóspedes e cachoeira artificial. Além de serem clientes e amigos muito especiais, confiaram em nós desde o princípio, deixando-nos totalmente livres para criar. O projeto foi muito desafiador, pois tínhamos um tempo curto para desenvolver o projeto completo com a obra já iniciando ao mesmo tempo. Como também fazemos as nossas obras, muitas vezes as soluções surgiam em tempo real. Entre a concepção do projeto e a entrega das chaves, foram exatamente 7 meses.
Em foco – Como está sentindo o mercado de arquitetura no Brasil?
Hugo Schwartz – Como costumo viajar muito e visitar feiras e eventos de arquitetura, design e decoração no Brasil e no mundo, estou constantemente em contato com inovações e tendências. Posso afirmar que o Brasil, em termos de criatividade, é um dos melhores e tenho visto excelentes escritórios surgindo e se consolidando no mercado com projetos diferenciados.
Em foco – Para quem está iniciando a carreira de arquiteto algumas dicas que poderia dar?
Nunca deixar de estudar e se atualizar com as novas tecnologias e softwares. Programas que integram plantas, detalhes e imagens como o Archicad são exigidos hoje em nossas contratações. Sugiro também estagiar em escritórios com diferentes perfis (casas, prédios, hotéis, shoppings, náutica, etc.) antes de decidir qual linha seguir. Passar um tempo em uma construtora também é essencial para aprender como as coisas são executadas e para saber exatamente como desenhar e detalhar. Isso ajuda também a entender os custos e aprender como orçar para dar um norte ao cliente.
Em foco – Você já fez algum projeto fora do Brasil?
Hugo Schwartz – Temos projetos executados em Miami, Detroit, Milão e Lisboa.
Em foco – Rio e São Paulo no seu ponto de vista.
Hugo Schwartz – O Rio está cada vez mais difícil, abandonado e não vejo uma luz no fim do túnel. Isso atrai uma clientela “classe C”, que não valoriza nosso trabalho e pechincha cada centavo. Sou carioca de coração, passei minha vida inteira aqui, sempre tive a praia como meu quintal, e sempre defendi minha cidade com unhas e dentes, mas ultimamente tenho pensamentos recorrentes de me mudar para São Paulo. Infelizmente, ou felizmente, não vejo outra possibilidade de crescimento profissional e da minha empresa. Pesa muito o futuro dos meus filhos também.
São Paulo tem um mercado enorme e em ascensão. A cada quarteirão novos prédios surgindo e uma economia acelerada com incorporações por todo lado.
Em foco – Um sonho na arquitetura a ser realizado.
Hugo Schwartz – Uma marca consolidada e reconhecida no mercado nacional e internacional. Os sonhos são conquistados por etapas. Lembro que há alguns anos eu visitava com minha mãe um Casa Cor no RJ e comentei com ela que um dia, quem sabe, eu faria parte daquilo. Hoje, vários anos depois, já fiz parte daquilo e muito mais….quem sabe então…
Em foco – Uma frase preferida de Hugo Schwartz
Hugo Schwartz – Repito diariamente, várias vezes ao dia, a frase do poema “invictus” de William Ernest Henley: “Sou o Senhor do meu destino, capitão da minha alma”.
Fotos: Divulgação/Arquivo pessoal.