Em foco – Olá Ruy! Voce é filho de Abraham Medina. Qual foi o legado que o seu pai deixou para a sua família e para a cidade do Rio de Janeiro?
Ruy Medina – Meu pai deixou um legado de amor ao Rio que se perpetuou em toda a família. Ele foi um visionário que nos estimulou sempre a ter um olhar de futuro e na minha opinião nos deixou a certeza de que trabalhando naquilo que amamos é o grande diferencial do sucesso que cada um dos filhos teve em suas distintas atividades profissionais.
Em foco – Como você observa a cidade do Rio de Janeiro da sua infância e a dos dias de hoje?
Ruy Medina – Não é saudosismo não, mais prefiro o Rio de minha infância e adolescência, quando podíamos sair nas ruas sem a violência e o corre-corre desenfreado das pessoas, em busca de mais respeito das autoridades que nos governam.
Em foco – No seu ponto de vista, o que está faltando para a cidade do Rio de Janeiro ser, de fato, a Cidade Maravilhosa?
Ruy Medina – Acho que para ser a cidade maravilhosa falta muito, infelizmente. O Rio sofre há mais de 40 anos com os desmandos de governantes que usam o nosso Rio de Janeiro, como trampolim para projetos que nunca são para benefícios do estado, e aí você vê a fuga de investimentos em projetos de infraestrutura e turismo, substituídos por interesses mesquinhos e eleitoreiros, e isso se perpetua até os dias de hoje.

Em foco – Voce é formado em Educação Física. Qual é a importância dos exercícios físicos para manter uma vida saudável e equilibrada?
Ruy Medina – O homem não foi feito para ficar parado, a atividade física nos tempos modernos tem se tornando cada vez mais necessária como um investimento para se ter mais qualidade em todas as fases de nossas vidas, e mais ainda quando ficamos mais velhos, aí é como beber água, deve ser algo fundamental para se conquistar um corpo mais saudável e com isso termos mais qualidade de vida na idade adulta. Alimentação saudável, dormir bem e atividade física pelo menos três vezes por semana, sempre sob a restrita orientação de um profissional de educação física e acompanhamento médico são o trinômio de sucesso para um envelhecimento ativo e com saúde.
Em foco – Voce é um dos pioneiros na implantação da chamada ginástica localizada. Como tem sido a transformação que esse tipo de ginástica tem passado?
Ruy Medina – Na verdade eu sou um dos pioneiros na implantação da ginástica localizada no Rio de Janeiro. Desde 1978 quando inaugurei minha academia em Ipanema, tinha em mente montar uma academia de bairro, voltada para as pessoas que aqui moravam e necessitavam de aulas coletivas com uma orientação sempre muito próxima de suas necessidades.
Cheguei a ter quase 500 alunos inscritos numa academia 300 metros quadrados, e nesse período sempre trabalhei voltado para a ginástica localizada, hoje o que eu vejo é que com a evolução como toda atividade profissional, o que se vê são equipamentos de musculação, que aos poucos ganharam muitos adeptos pelos resultados estéticos mais rápidos, mais nem sempre voltados para a obtenção da saúde, tanto é que o que se vê hoje são grandes redes de academia, oferecendo espaços enormes e com equipamentos de última geração, mas sem investirem no principal, que é o profissional de educação física.
Acho que a formação dos professores está cada dia mais carente de boas faculdades e cursos complementares, e por isso é que vemos professores com péssimas formação fazendo filas para conseguirem uns alunos, para sobreviverem nesses espaços como “personal trainers”.

Em foco – Ruy Medina era sinônimo de glamour, mulheres bonitas uma academia de celebridades, como avalia está mudança que ocorre no momento, do físico para empresarial.
Ruy Medina – Acho que foi uma evolução para mim, logo que passei minha academia e o fiz consciente que aquele era o momento certo, afinal professor de educação física que trabalha dando aula de forma ativa, ou seja, eu dava em média 8 aulas por dia de ginástica localizada e ainda fazia minha aula pessoal diariamente, vi que com a idade chegando deveria buscar outras alternativas profissionais. Foi aí que meu irmão Roberto Medina, criador do Rock in Rio, quando soube que estava saindo da minha área me convidou para trabalhar com ele no grupo Artplan a época, hoje Grupo Dreamers. É onde estou desde 2008, trabalhando na área comercial, mas sem esquecer de fazer atividade física pelo menos três vezes por semana.
Em foco – O Rock in Rio é um mega evento na cidade do Rio de Janeiro. Como vocês estão articulando os próximos que estão por acontecer?
Ruy Medina – O Rock in Rio que faz 40 anos de estrondoso sucesso este ano, e que desde 1985 passou por Las Vegas, Madrid e Portugal é sem dúvida o maior festival de rock e entretenimento do mundo! A cada edição se reinventa para proporcionar aos entusiastas da música, experiências que marcam a vida dos que tiveram o privilégio de estar em suas edições.
Em foco – Quais são os seus projetos futuros?
Continuar trabalhando, me exercitando para ter a mente e o corpo sempre em harmonia, e acima de tudo curtindo minha família que amo muito.
O resto, entregar a DEUS com a certeza do dever cumprido!

Fotos: Arquivo pessoal/divulgação