Autor: Matheus Oliveira

Matheus da Silva Oliveira é nutricionista, com pós graduação em nutrição clínica e esportista na UFRJ e na Famart. Faz parte da equipe do cirurgião Marcelo Daher e atua na Interclinica Centroplastica. Atua também como webdesigner pela Matheus Oliveira+ produções. Ocupa a vice-presidência de campanhas institucionais da Associação de Embaixadores de Turismo do Rj onde desenvolve campanhas de promoção do Rio e na área de saúde.

A relação entre alimentação e saúde nunca esteve tão em evidência. Estudos científicos mostram que o que colocamos no prato influencia não apenas o peso corporal, mas também o funcionamento do cérebro, o equilíbrio emocional e a prevenção de doenças. Nesta conversa, exploramos a conexão entre alimentação e saúde mental, destacando o papel de nutrientes essenciais na regulação do humor e do bem-estar. Também abordamos o chá vermelho como aliado do metabolismo e do emagrecimento, além da importância de diferenciar calorias vazias de alimentos verdadeiramente nutritivos. A conversa traz ainda orientações práticas sobre a alimentação ideal no verão e esclarece…

Leia mais

Destrave seu metabolismo: segredos para queimar gordura dormindo. Para destravar seu metabolismo e otimizar a queima de gordura durante o sono, concentre-se na qualidade do sono, regulação hormonal e alimentação estratégica. Embora a maior parte da queima de gordura ocorra durante a atividade física, hábitos noturnos inteligentes podem potencializar esse processo. Aqui estão alguns segredos baseados em ciência para ajudar você a queimar mais gordura enquanto dorme: garanta de 7 a 9 horas de sono de qualidade, a quantidade e a qualidade do sono são cruciais para a regulação dos hormônios da fome e do metabolismo, a privação do sono…

Leia mais

Bandido ou mocinho. O café pode ser considerado tanto um “mocinho” quanto um “bandido”, dependendo do ponto de vista e do consumo. Ele é “mocinho” por dois benefícios, como presença de antioxidantes que melhoram o funcionamento das células e a liberação de dopamina, e por estudos que sugerem que o consumo moderado pode reduzir o risco de doenças como diabetes tipo 2 e doenças coronariana. Por outro lado, é “bandido” quando o consumo excessivo pode levar a efeitos colaterais como insônia, irritabilidade e dependência psicológica, além de poder agravar problemas digestivos, cardíacos e intestinais. Como a mastigação interfere no emagrecimento. A…

Leia mais