A Casa Museu Eva Klabin inaugura sábado, dia 06 de maio, a exposição LASAR SEGALL: OLHARES PARA O FEMININO. Há mais 15 anos sem uma individual no Rio de Janeiro, o importante artista modernista do século XX, ganha mostra inédita com forte poética intimista e afetiva. A exposição traz retratos de diferentes mulheres que aparecem em obras do período em que o artista passou a residir no Brasil. Idealizada pela a Casa Museu Eva Klabin, cuja coleção de arte é considerada um dos mais importantes acervos do país, a exposição busca uma devolução poética: olhar para Segall pelo acervo de uma mulher.
A mostra cria, ainda, um encontro inspirador entre três instituições com vínculos familiares e coleções de ponta: a carioca Casa Museu Eva Klabin e os paulistas Casa Museu Ema Klabin e Museu Lasar Segall, e é realizada 100 anos após a vinda definitiva de Lasar Segall para o Brasil.
Entre os destaques será apresentada pela primeira vez reunida, as três obras em que Segall retrata sua aprendiz e modelo Lucy Citti Ferreira ( Lucy é tema de diversas pinturas do artista que era encantado com a sua delicadeza).
Outro destaque é um desenho de Eva Klabin. Feito a partir de uma fotografia, marca o primeiro encontro do artista com a colecionadora (ainda criança) que idealizou o museu sede da exposição.
A exposição traz também “Duas amigas”, a escultura que perpassa toda a exposição. Pelos olhares do artista, as mulheres aparecem enquanto parceiras, unidas em um mesmo bloco. A escultura evoca a cumplicidade feminina e revela a forma potente das mulheres que compartilham ideias (cabeças) e vivências (corpos). O exercício de imaginação e troca sobre o mundo interior se dá em uma escultura de traços simplificados. A união das duas amigas da peça, que se tornam uma só, se replica na exposição.
São 12 obras (óleo, desenho e escultura) além do documentário “Lasar Segall – A poética da resistência” (2017, 52 min), de Rozane Braga e Adriana Miranda (FBL Criação e Produção). O documentário é o primeiro episódio da série “Artistas Plásticos Brasileiros” e conta a história de Lasar Segall mostrando como as guerras tiveram forte impacto em sua obra, refletindo sua grande preocupação com o sofrimento humano.
Ficha técnica do documentário:
“Lasar Segall -A poética da resistência”(2017, 52 min–Livre)
Produção: FBL Criação e Produção
Co-produção: Canal Arte1 Direção Geral: Rozane Braga
Direção Artística: Adriana Miranda / Roteiro: Maria Gessy de Sales
Mateus Solano como Lasar Segall
Narração de Ronaldo Rosas
Trilha Sonora: Daniel Romano e Miguel Couto / Direção Musical: Adriana Miranda / Direção
Executiva: Nelson Breve / Direção de Produção: Penha Ramos
EXPOSIÇÃO: LASAR SEGALL: OLHARES PARA O FEMININO
CASA MUSEU EVA KLABIN
12 obras (óleo, escultura e desenho e um documentário)
Av. Epitácio Pessoa, 2480 | Lagoa | RJ | (21) 3202-8550
Curadoria: Juliana Cunha
Abertura: sábado, 06 de maio, de 14h às 18h
Exposição: de 06 de maio a 09 de julho de 2023
Quarta a domingo: 14h às 18h, última entrada às 17:30h
Segunda e terça: fechado
Livre e gratuito.
Retirada do ingresso direto da bilheteria do museu
http://evaklabin.org.br/
@evaklabinoficial