A queima de um bastão de ervas e folhas secas marcam o encerramento da exposição FLECHA, da artista multidisciplinar carioca Mercedes Lachmann, na Casa Brasil [ex-Casa França-Brasil], Rio de Janeiro, no domingo, dia 03 de agosto de 2025, a partir das 15h. A mostra é uma instalação imersiva, com som, imagem e escultura, que tem raízes em saberes ancestrais femininos, explorando a conexão com o mundo vegetal, sob curadoria de Cristiana Tejo.
As folhas de plantas tropicais dispostas de forma performática na nave principal da Casa e as ervas que estão em secagem desde o início da temporada de FLECHA vão integrar o bastão, confeccionado por voluntários, acrescido de intenções, afetos e troca de conhecimentos sobre as plantas e seus usos sagrados.

A exposição tem ainda 55 trabalhos de flechas de ferro, em formatos diferentes, quatro esculturas de madeira com vidro soprado, quatro totens – esculturas de restos de desmate, em composição com esferas de vidro com tinturas de ervas ou com outros vidros, bronze ou flecha, uma instalação de 11 elementos com hastes verticais que portam vidros com tintura de plantas, um braço de bronze, vídeos, um secador de erva e dois vídeos.
FLECHA foi apresentada em 2023 no Museu Internacional de Escultura Contemporânea [MIEC] de Santo Tirso, Porto, Portugal. A mostra, que chega agora ao Rio com mudanças, que ampliam a ocupação conceitual do espaço, tem apoio da República Portuguesa e do Programa de Internacionalização do Departamento Geral de Artes de Portugal.

FLECHA | Mercedes Lachmann
Curadoria Cristiana Tejo
Casa Brasil, Rio de Janeiro
Rua Visconde de Itaboraí 78 Centro
Temporada 22. junho a 03. agosto 2025
terça a domingo, das 10 às 17h
Classificação livre | Grátis