Kim Jones une alta-costura com as obras do artista e ceramista Hylton Nel em desfile da Dior verão 2025, na semana de moda masculina de Paris.
Esculturas gigantes na passarela da Dior Men, coleção de verão 2025, desfilada durante a semana de moda masculina de Paris, o diretor criativo da linha, o britânico Kim Jones, disse a jornalistas que queria algo menos conceitual e mais prático do que nas estações passadas.
Fotos em reprodução da marca.
A abordagem, então, é bem direta na temporada. Estamos falando de peças com bases ou modelagens aparentemente comuns. Na Dior Men, isso quer dizer alfaiataria em tons neutros de marrom, bege, cinza, off-white e preto, com pitadas de verdes, rosas e azuis pastel. Os caimentos são suaves com sobreposições monocromáticas bem leves, como pede a tendência do momento.
Coleção que entrelaçam as técnicas de alfaiate e elementos do streetwear, rola uma mistura com detalhes utilitários e esportivos. E tratando-se de Kim Jones de novo, tudo é extremamente rico.
O estilista estuda os arquivos de alta-costura da casa para dar uma cara mais sofisticada ao masculino da Dior. O esforço, vale dizer, tem sido muito bem-sucedido. Não só em termos de elevação de produto – e preço –, mas principalmente no que diz respeito à singularidade num mercado cada vez mais homogêneo.
No desfile as inspirações Couture aparecem no corte e na modelagem das peças, como os ombros arredondados de algumas jaquetas e o casaco com corte diagonal, uma interpretação de um modelo desenhado por Christian Dior em 1952. O trabalho de bordado vai desde detalhes ton sur ton, simulando uma transição de textura (alguns itens demoraram semanas para ficarem prontos) até desenhos inspirados nas pinturas de Hylton Nel.
Os acessórios combinando funcionalidade com um toque artístico. O calçado artesanais, encarnam na perfeição esta mistura. Utilizando materiais como madeira de faia e couro de bezerro, estes sapatos transformam um sapato de trabalho tradicional em algo verdadeiramente especial, com sola de borracha para maior conforto.
A coleção masculina DIOR para o verão 2025 trouxe a releitura de 1952 com peças arrendodas e bordados feitosd a mão artesanalmente.
Ficha Técnica:
Texto e Montagem – Francisco Martins – Jornalismo de Moda
DIOR MASCULINA – COLEÇÃO VERÃO 2025 – @dior