O Carnaval é a maior festa popular do Brasil, um período aguardado por milhares de pessoas. São muitos dias de folia, mas para e aproveitar é importante tomar cuidados com a saúde, principalmente quando se trata de lesões osteomusculares.
O Crefito-2, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Estado do Rio), traz algumas dicas valiosas para todo folião. O fisioterapeuta Dr. Wilen Heil e Silva, Presidente do Crefito-2, alerta que as partes mais vulneráveis do corpo durante o Carnaval costumam ser coluna, pernas e pés.
Durante o Carnaval as pessoas costumam ficar muito tempo em pé, caminhando por longos trechos e pulando, muito mais que em sua rotina normal. Isso exige uma carga maior da musculatura e dos ossos, que nem sempre estão preparados para esse tipo de esforço”, comenta Dr. Wilen Heil e Silva.
Segundo o Crefito-2, o ideal é que os foliões venham de uma longa e frequente preparação corporal, mas quem não se preparou meses antes pode também seguir alguns cuidados básicos que vão ajudar nos dias de festa.
Algumas dicas do Crefito-2:
– Uso de calçados confortáveis e seguros, especialmente tênis, que podem proteger os pés e joelhos dos impactos; evitar ao máximo o uso de salto alto, que é totalmente contra-indicado;
– Faça um alongamento antes de sair: estique os pés para que toda a musculatura das pernas fique relaxada; rode os pés com delicadeza; gire os punhos, os ombros, o quadril e os joelhos;
– Em casa é possível fazer exercícios simples e leves, como sentar-se e levantar-se do sofá 30 vezes, dividindo o movimento em três séries; exercícios de flexão usando uma parede ou apoiando os joelhos no chão; usar faixas elásticas ou halteres também ajuda na força muscular aumentando os hormônios que protegem contra inflamações;
– Lembrar de repor as energias com muita hidratação (água) e alimentação saudável, com boa base de proteínas e frutas, evitando excessos de carboidratos e alimentos gordurosos;
– Ficar atento aos limites do seu corpo. Cada pessoa tem uma capacidade física e o ideal é descansar entre a programação carnavalesca para dar tempo de se recuperar e não estressar o corpo; isso inclui estar atento para cumprir um mínimo de horas de sono entre os dias da folia.
Campanha por um Carnaval inclusivo
O Crefito-2 preparou ainda uma campanha para o Carnaval que promove a inclusão e acessibilidade de todos na maior festa popular do Brasil. “Carnaval é para todos” traz peças que mostram bons exemplos de integração de cadeirantes e pessoas com dificuldades motoras nos espaços das festas; da inclusão sempre bem-vinda dos idosos,como nas velhas guardas das escolas de samba; dos autistas, entre outros públicos que muitas vezes são esquecidos nessa festa. A campanha pode ser acompanhada nas redes sociais do Crefito-2 (www.instagram.com/crefito2), que também tem mostrados nos stories os artistas do Carnaval que não abrem mão dos fisioterapeutas na preparação e prevenção durante a festa.
“O importante é gerar conscientização que essa festa, como em todas as outras, tem que ser inclusiva. Podemos fazer mais a cada ano. Como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, trabalhamos com esse público e queremos promover a informação para que todos que desejarem, possam se sentir parte igualitariamente”, finaliza Dr. Wilen Heil e Silva, Presidente do Crefito-2.