Uma imersão nos sentidos e na poética única da autora, que escolheu o Rio como cidade do afeto e pertencimento. No ano em que o Rio de Janeiro é a capital mundial do livro, a Jornada Literária “O Rio em Clarice” propõe uma imersão na obra de uma das maiores escritoras brasileiras, em encontros mensais, a partir do dia 24 de março, com mediação da publicitária Raquel Oguri. Com exceção do dia 5 de julho, quando haverá uma “aula-passeio” numa van, encerrando a jornada com um roteiro afetivo em lugares marcantes da vida de Clarice Lispector, todos os encontros acontecerão às segundas-feiras, sempre das 19h às 20h30: 24 de março, 28 de abril, 26 de maio e 23 de junho. As inscrições estão abertas e os interessados podem garantir sua vaga através do WhatsApp: (21) 99840-9998.
Originalmente batizada como Haia, a autora nasceu na Ucrânia em 1910 e elegeu o Brasil como pátria, o Leme como seu porto seguro. Nas palavras da própria Clarice, em trecho da carta enviada em 3 de junho de 1942 ao presidente Getúlio Vargas como pedido de naturalização: “Tudo que fiz tinha como núcleo minha real união com o país e que não possuo, nem elegeria, outra pátria senão o Brasil”.
Saiba mais sobre o evento
Durante a Jornada Literária, composta por quatro encontros mensais, leitores e admiradores da literatura de Clarice Lispector terão a oportunidade de entender como a arquitetura, as ruas e a paisagem da Cidade Maravilhosa atravessam seus textos. Jardim Botânico, Copacabana, São Cristóvão e Centro constituem o legado “clariciano” e imortalizam as sensações únicas provocadas pela cidade.
“A jornada ‘O Rio em Clarice’ é também uma oportunidade de conectar-se com os aspectos mais humanos e universais dos textos claricianos. É um evento especialmente voltado para aqueles que amam a literatura e as obras de Clarice. Uma experiência enriquecedora, que promete atrair não apenas o público literário carioca, mas também aqueles que buscam uma nova maneira de enxergar a cidade e suas conexões com a literatura”, diz Raquel Oguri.
Serão abordados temas importantes da enigmática escrita de Lispector, tais como: “O mar em Clarice: fluidez, água e o mergulho nas sensações” e “O selvagem em Clarice: natureza, instinto e o confronto com o indomável”.
Sobre Raquel Oguri
Raquel Oguri é publicitária por formação e apaixonada pelo Rio. Autora de livros sobre memória, história das cidades e comportamento urbano, é também professora e mediadora de grupos de leitura, nos quais articula a literatura com temas como a cidade, a arquitetura e as ruas. É mestra em Literatura Brasileira pela USP e especialista em Clarice Lispector, com foco na forma como os espaços e a arquitetura dialogam com suas narrativas.
Serviço
Jornada Literária “O Rio em Clarice”
Mediação: Raquel Oguri
Local: Janela Livraria (Gávea)
Data: 24 de março, segunda-feira, das 19h às 20h30
Próximos encontros: 28 de abril, 26 de maio, 23 de junho e 5 de julho (aula-passeio)
Endereço: Shopping da Gávea – Rua Marquês de São Vicente, 52, 4º piso
Inscrições e informações sobre valores pelo WhatsApp: (21) 99840-9998