Uma oportunidade ímpar para os cariocas: no dia 14 de novembro, às 19h, o artista Hugo Arán, nascido em Barcelona, apresentará seu show “Ar”, acompanhado dos músicos convidados Thiago Amud e Fred Martins. O local será o auditorio do Instituto Cervantes, em Botafogo, com entrada inteiramente gratuita. Depois, Arán seguirá para Montevidéu e Porto Alegre.
“Ar” é um álbum colaborativo que explora as tradições e ritmos percussivos do Brasil. Letras em espanhol e português e músicos de ambos os lados do Atlântico criam um mosaico de afinidade musical ibero-americana.
O Brasil sempre foi um país de colaborações entre criadores, onde dois artistas colaboram em uma obra comum. Compositores e letristas se unem para criar uma nova música. Hugo Arán continua esse caminho em seu quarto álbum, “Ar”, uma coletânea de músicas inéditas com um toque bem brasileiro, na qual o compositor sai de si mesmo para também cantar as palavras de outros.
Ney Matogrosso, Vinicius Cantuária, Paulinho Moska, Ceumar, Sergio Santos, Leo Minax, Makely Ka e Thiago Amud são alguns dos artistas que contribuem com suas letras e vocais para o projeto. Já o arranjador e produtor Pablo Acevedo é responsável por um design sonoro que se distancia do gênero cantado e compositor usual, experimentando arranjos ousados.
“Ar” é um espetáculo de canções, mas permeia as tradições da percussão e dos ritmos brasileiros. Letras em espanhol e português e músicos de ambos os lados do Atlântico criam um mosaico de afinidade musical ibero-americana.
Sobre Hugo Arán
Autor, músico, letrista e produtor, Hugo Arán nasceu em Barcelona. Já nos primeiros anos de carreira, sentiu-se atraído pela música brasileira, o que mais tarde se evidenciaria em muitas de suas composições. Em 2014, após uma viagem à América Latina, gravou seu primeiro álbum, “Anuário”, produzido pelo chileno Carlos Narea. Um álbum concebido entre Espanha e Brasil.
De volta a Barcelona, embarcou em seu primeiro projeto como compositor e produtor, Memoria Muscular (2017), obra na qual colaborou com El Kanka, Ana Rossi e Márcio Faraco, uma de suas maiores influências.
Em 2021, e após diversas viagens ao continente americano, apresentou Extinciones y sus Causas, um extenso trabalho com mais de 20 músicos da cena jazzística de Barcelona. Em 2024, lançou seu álbum mais recente,“Ar”.

Serviço
“Ar” – turnê do artista Hugo Arán pela América Latina
Data: 14 de novembro, às 19h.
Local: Auditório do Instituto Cervantes RJ.
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo – RJ
Entrada gratuita, com reservas pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/preview/210b736cd6de2e8f16531fbe73959c67
Organização: CuicArt, Embaixada da Espanha no Brasil, AECID, Instituto Cervantes do Rio de Janeiro.
Classificação livre


