A Festa das Luzes ou Chanucá, um evento que já é tradição no Rio de Janeiro e realizado pela comunidade judaica, terá sua abertura oficial no domingo, dia 14 de dezembro, a partir das 18h, na Praia de Copacabana.
Nesta noite de abertura, será realizada a cerimônia de acendimento da primeira vela da Chanukiá — um candelabro de seis metros de altura com nove chamas — acompanhada de atrações artísticas, apresentação de luzes e uma oração coletiva em homenagem à paz e à convivência harmoniosa entre os povos.
Toda a programação é gratuita e aberta para o público, contando com estruturas de acessibilidade, segurança e banheiros durante o evento.
Para celebrar a data, estão previstas apresentações musicais com Daniela Spielmann e George Israel, peças teatrais com a Cia Halev de Teatro e performances circenses do grupo Circo & Cia, além do tradicional Acendimento das Luzes da Chanukiá.

Antes disso, a partir do dia 30, diversas Chanukiot com alturas entre 1,5 m e 3 m serão alocadas em diferentes pontos da cidade para celebrar a Festa das Luzes. As iluminações dessas chanukiot ocorrerão a partir do dia 14 de dezembro em locais como as praças Cardeal Arcoverde e Saens Pena, Shopping Rio Sul, Leblon, Rio Design, Campo Grande, Downtown, Barra Shopping, Shopping da Gávea, Arpoador, entre outros. AsChanukiot, candelabro de nove pontas ou chamas, iluminam os caminhos da paz, solidariedade e tolerância e é um símbolo do judaísmo.
O Chanucá Festa das Luzes 2025 é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com o apoio do Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio da CBC, CSN, Banco Safra, TGB, fundo Rogério Jonas Zilbersztajn (RJZ) e apoio da Fierj e Hagana.
Chanucá
Chanucá é conhecida como “Um Festival de Luzes” e seu principal símbolo é a menorá de nove chamas (com a ponta do meio, chamada shamash, mais elevada que as outras). É uma festa judaica que celebra a vitória da luz sobre as trevas e a liberdade de religião e de expressão para todos. A palavra hebraica “Chanucá” significa “inauguração” com a retomada do Templo Sagrado. A primeira noite de Chanucá começa após o pôr-do-sol do 24º dia do mês judaico de Kislev, que neste ano cairá no dia 14 de dezembro, e a festa é comemorada durante oito dias, sendo finalizada no dia 21.
A essência da festa é a vitória de um grupo de judeus Macabeus sobre os Selêucidas no ano de 2.200 AC. A tradição diz que, após a reconquista do Templo em Jerusalém, os judeus encontraram um pote de azeite com o suficiente para acender a menorá do Templo por um dia, porém durou por oito dias sendo este o milagre de Chanucá. Em memória desse acontecimento os judeus acendem a chanukiá a cada dia da direita para a esquerda. No final dos oito dias toda a chanukiá estará acesa.

SERVIÇO:
Grande Festa de Chanucá na Praia de Copacabana
Dia 14 de dezembro, a partir das 18h
Av. Atlântica, entre as ruas Figueiredo de Magalhães e Santa Clara
Classificação livre – Entrada franca
Programação – Atrações Artísticas:
18h00 – Abertura do Evento
Boas-vindas ao público
18h30m – Apresentação de Artista Circense – Circo & Cia
Intervenção aérea e no solo, com acrobacias e interação com o público.
18h45m – Apresentação da Cia Halev de Teatro com A Luz de Chanucá que Brilhou na Sibéria.
19h00 – Apresentação de Artista Circense – Circo & Cia – Segundo Ato
19h30m – Apresentação da Saxofonista Daniela Spielmann com participação especial das instrumentistas Sheila Zagury e Mila Schiavo.
Saxofonista premiada, referência no choro, sua música também incorpora o frevo, o maracatu, o samba, a bossa nova e o jazz.
19h45m – Apresentação de Artista Circense – Terceiro ato
20h00 – Acendimento das Luzes da Chanukiá
Contagem regressiva e iluminação oficial.
20h15m – Apresentação George Israel
Compositor e saxofonista, conhecido por seu trabalho como integrante da banda Kid Abelha, apresenta clássicos do pop nacional.
20h40m – Daniela Spielmann e George Israel
Encerramento oficial do evento, marcado por uma colaboração de elevado rigor técnico e sensibilidade artística.
20h40m – Distribuição de Sonhos (bolinho doce)
Representa a partilha e generosidade, valores enfatizados em Chanucá e a celebração do milagre do óleo, já que o doce é frito.
Festa de Chanucá na Lagoa
14 de dezembro, domingo, a partir das 10h
Local: Parque dos Patins
Atrações artísticas: Banda Rag, Teatro Cia Halev, Chuva de Chocolates, Show Circense, Infláveis, Carros Elétricos, Pipoca, Sorvete e muito mais.
Classificação livre – Entrada franca


