Em homenagem à série de Concertos, quinta-feira, dia 27 de março, é o Dia da Música no Museu no Rio de Janeiro. A inclusão foi oficializada em janeiro por decreto da Alerj, já sancionado pelo governador. Para marcar a data, serão apresentados dois concertos especiais: o Quarteto de Teclados “Teclas Sonaras”, formado pelas pianistas Eloiza Marques Ribeiro, Lea Salgado, Liria Fukumoto e Regina Célia Sales de Almeida, sob a direção musical da pianista Nelma Pataro, se apresentam às 12h30, no Museu da Justiça (Rua Dom Manuel, 29 – Centro, CEP 20010-090). No programa, do Erudito ao popular brasileiro com músicas de Ary Barroso, Carlos Gardel, Tom Jobim e Chico Buarque. No mesmo dia, às 17 horas, no Palácio Tiradentes (Rua Primeiro de março, s/n – Praça XV – Rio de Janeiro, CEP 20010-090), Oficina de Cantoria + 60, Coral do Cepel e Grupo Vocal Molho Inglês, com clássicos brasileiros e um repertório que passeia pelas canções da MPB e da música internacional.
O Música no Museu – Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e da Cidade do Rio de Janeiro, completa 28 anos de atividades ininterruptas em 2025.
Nasceu da iniciativa de Sérgio da Costa e Silva, em 1997, no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, com a série de concertos de música clássica apresentados em locais como igrejas, bibliotecas e, claro, museus. Ao todo, o projeto atingiu um público de mais de um milhão de pessoas ao longo de sua história, criando também séries específicas dedicadas à harpa e chegando a diferentes cidades: além de programações em outras capitais brasileiras, o Música no Museu foi levado à América Latina, à Europa e aos Estados Unidos, sempre com destacados músicos.
Sobre Sérgio da Costa e Silva

Advogado e Administrador de Empresas. Bacharel em Direito formado em 1968. Mestrado incompleto em Direito pela Faculdade Nacional de Direito em 1971. Atuou como Vice-presidente Cultural do Clube Monte Líbano. Em 1997 criou e dirigiu (até 2024) o projeto “Música no Museu”, série de música clássica do Brasil que também permeia a música popular.
Criou em 2005 o “RioHarpFestival” colocando o Brasil no circuito mundial da harpa ao lado de importantes cidades de quatro continentes e, o RioWindsFestival em 2009.
Criou e dirige o ” Concurso Jovens Músicos – Música no Museu” com o apoio da James Madison University.
É benemérito e presidente do Conselho de Cultura da Associação Comercial do Rio de Janeiro e do Conselho de Cultura da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Sobre Quarteto de Teclados – “Teclas Sonoras”

O Quarteto de Teclados é um grupo musical que já se apresentou em concertos no Rio de Janeiro, em concertos do Música no Museu, uma série de concertos de música clássica que acontecem em museus, bibliotecas e igrejas.
Sob a direção musical de Nelma Pataro, o grupo formado pelas pianistas Eloiza Marques Ribeiro, Lea Salgado, Liria Fukumoto e Regina Célia Sales de Almeida apresentam um repertório da MPB, com músicas de grandes compositores, como “Aquarela do Brasil” (Ary Barroso), “Lígia” (Tom Jobim) e “Carolina” (Chico Buarque), em homenagem ao Mês das Mulheres e outras internacionais como o tango “Por una cabeza” (Alfredo Le Pera / Carlos Gardel).
Sobre Coral CEPEL

Com a participação de 20 integrantes, o Coral do CEPEL vem abrilhantando os eventos do Centro com um repertório que passeia pelas canções da MPB e da música internacional. A direção artística, arranjos, preparação vocal, direção musical e regência, Crismarie Hackenberg, pedagoga musical, doutora em Educação, mestre em Psicologia, e especialista em Neuroeducação.
O Coral do Cepel tem atuado ainda como divulgador da instituição em diversos eventos externos desde 2009. Participa do Projeto Música no Museu desde 2014.
Coral do CEPEL – Frevo Mulher
Grupo Vocal Molho Inglês
Grupo vocal criado em 2007, com vozes mistas e formação instrumental comacompanhamento harmônico, percussão e instrumentos melódicos.
O Molho Inglês é um grupo vocal carioca formado por amigos de longa data, que têm todos os motivos para cantar juntos e celebrar, através de músicas inesquecíveis do século XX, toda a riqueza das canções que marcaram época e que ainda são trilhas sonoras de muitos filmes da vida.
No repertório do Molho estão Beatles, Stevie Wonder, The Mamas and The Papas, Earth Wind & Fire, Seal, Jimmy Cliff, Supertramp,The Manhattan Transfer, Bee Gees, temas marcantes do cinema e muito mais. Coloque mais Molho Inglês na sua vida!
(Grupo Vocal MOLHO INGLÊS – It’s Too Late / Mania de Você (arranjo vocal)
SERVIÇO:
Dia: 27 de março de 2025 – (Quinta-feira)
Horário: 12h30
Concerto: Quarteto de Teclados – Teclas Sonoras
Programa: Erudito e popular brasileiro
Local: Museu da Justiça
Rua Dom Manuel, 29 – Centro, CEP 20010-090
Dia: 27 de março de 2025 – (Quinta-feira)
Horário: 17 horas
Concerto: Oficina de Cantoria + 60, Coral do Cepel e Grupo Vocal Molho Inglês
Programa: Clássicos brasileiros
Local: Palácio Tiradentes
Rua Primeiro de março, s/n – Praça XV – Rio de Janeiro, CEP 20010-090
Idealizador e Diretor dos Projetos Música no Museu e XX RioHarpFestival
Sergio da Costa e Silva
(21) 999889332
carpex@bighost.com.br
http://www.rioharpfestival.com .br
http://www.musicanomuseu.com.br/