Localizado em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, este apartamento de 82m2 passou por uma reforma completa comandada pelo arquiteto Fabiano Ravaglia, do @FPRstudio. Os moradores são um casal na faixa dos 40 anos, com um filho de 8 anos: ela servidora pública federal, ele aviador. “Os clientes já moravam no condomínio, em outra coluna e andar do mesmo bloco. Com a possibilidade de trazer a mãe para perto, a cliente decidiu comprar este apartamento, um andar acima, para ser o novo lar da família, enquanto o imóvel antigo ficaria para a mãe. Nesse contexto, precisávamos concluir a obra no menor prazo possível, para viabilizar a venda do apartamento dela e aproveitar parte do valor na reforma do novo espaço”, explica Fabiano Ravaglia.
Após visitarem outro apartamento reformado pelo arquiteto no mesmo prédio, os clientes se encantaram com as soluções aplicadas no lavabo, na integração da sala e no closet da suíte, e pediram que o novo projeto considerasse algumas dessas configurações. Entre as demandas estavam integrar sala e cozinha, transformar o lavabo em espaço de armazenagem, otimizar a varanda com um banco baú, projetar uma estante que também funcionasse como cristaleira, maximizar os armários no quarto do filho aproveitando a cama beliche existente, criar um closet em vidro e reformar totalmente os banheiros. “Originalmente, o apartamento contava com três quartos e cozinha fechada. A reforma promoveu a abertura de um dos quartos e a integração da cozinha, ampliando a área social e trazendo maior fluidez aos espaços”, diz o arquiteto.
O conceito geral do projeto reflete a união cultural dos moradores – a cliente, de ascendência nipônica, e o cliente, natural do Rio de Janeiro -, resultando em um estilo Japandi à carioca. A proposta combina o minimalismo e a funcionalidade da estética japonesa com a leveza das cores neutras, pontuadas por contrastes. A mistura de madeiras claras com peças em madeira mais escura e marcada pelo tempo, junto a cerâmicas e tecidos, cria um ambiente aconchegante e conectado visualmente à natureza ao redor.



Alguns móveis do acervo dos clientes foram aproveitados no novo lar, como a mesa (reduzida de tamanho) e as cadeiras de jantar, além da cama e parte do mobiliário do quarto do filho. A seleção dos móveis novos da área social priorizou funcionalidade, conforto e harmonia estética, destacando-se o sofá modular Linares, da LZ Studio; as mesas de centro Lia, do Estudio Vira (LZ Studio); e a poltrona Samba criada por Marcelo Salum para a Lider Interiores. A paleta de cores do projeto é predominantemente neutra, com pontos de cor estratégicos em almofadas e mantas da Codex Home e itens de produção da Casa Ocre, enquanto o tapete de fibra PET reciclada da Galeria Hathi, em tons terracota e off-white, segue a macrotendência do xadrez.
O piso, mantido em todo o apartamento exceto nos banheiros, segue o padrão entregue pela construtora, em réguas de porcelanato que reproduzem um padrão de madeira clara (modelo Araucária Clara, da Portobello Shop). Já as paredes da sala foram pintadas na cor Berço, da Suvinil, um tom neutro e suave, classificado como bege claro com nuances rosadas.
Na área social, a estante-cristaleira mantém a fluidez visual e delimita a circulação do banheiro. A parede da mesa de jantar, revestida com espelho do piso ao teto, amplia o espaço, enquanto o tapete xadrez em tom de vermelho terroso destaca o estar. Na cozinha aberta, as bancadas em quartzo branco proporcionam a sensação de amplitude, e o frontão em padrão granilite remete à natureza. A lavanderia integrada conta com divisória em vidro canelado, garantindo separação leve sem bloquear a luz natural.
No quarto do filho, a parede em tom verde Folha Seca da Suvinil interage com a paisagem externa e o tapete étnico em fibra natural adiciona personalidade ao espaço. No lavabo, a cuba esculpida em Quartzito Jadore com torneira Tube de parede, saída de uma caixa de espelho, cria um ponto funcional de destaque, enquanto o painel geométrico “Ritmo Dissoluto Verde e Bege”, da Branco Casa, harmoniza-se com o teto pintado na mesma tonalidade de verde.
A decoração do apartamento é contemporânea e minimalista, com influência oriental no uso dos materiais, seguindo o estilo Japandi, que combina os contrastes de cor do design escandinavo com a organização e praticidade minimalista japonesa. O projeto, da elaboração à finalização da decoração, foi concluído em seis meses. “O maior desafio desse projeto foi ajustá-lo no meio do caminho devido a questões pessoais, o que levou à redução do escopo da obra. Isso nos desafiou a executar algumas etapas de forma pontual e cuidadosa, garantindo o máximo controle de custos durante toda a execução”, finaliza Fabiano Ravaglia.
- Fotografia: @LuizaSchreier
- Produção visual: Diego Matos (@matos_di)
















