Chico Vartulli – Rudy Como a cozinha italiana atravessa fronteiras?
Rudy Bovo – A cozinha italiana é a mais falada, copiada, elogiada e conhecida do mundo, em qualquer canto do mundo é possível encontrar uma boa pizza ou uma boa massa. Hoje a comida da Itália faz parte da cultura mundial, aproxima as pessoas e derruba barreiras.
Chico Vartulli – De que forma o Nido é um representante da haute cuisine italiana no Brasil?
Rudy Bovo – O Nido, desde a sua inauguração, preza por mostrar a verdadeira culinária italiana, sem nenhuma influência de outra gastronomia ou cultura. É uma cozinha clássica, que remete a comida da nonna – o que faz do Nido um verdadeiro cantinho italiano no Rio.
Chico Vartulli – Como foi sua formação na Itália? Você esteve também em La Rochelle, na França?
Rudy Bovo – Eu venho de uma família que sempre teve restaurantes, me formei no no Istituto Alberghiero di Adria, no Veneto, e na Ecole hotellerie de Lá Rochelle, no norte da França, e conquistei experiência na culinária em restaurantes da Europa como Caffé San Marco, em Veneza e na Antica Hosteria Bovo, em Padova.
Chico Vartulli – A sua cozinha traz inovações e adequações ao mercado do Rio?
Rudy Bovo – A minha culinária não é inovadora, no começo precisei fazer algumas adaptações. Assim que cheguei ao Brasil, em 2014, tinha muita dificuldade de encontrar ingredientes importados ou nacionais para reproduzir uma culinária italiana clássica. Mas nos últimos anos os mercados nacionais evoluíram muito e agora tem diversos produtos que são produzidos com ingredientes italianos. Mas também valorizo muito os produtos nacionais, principalmente dos que preciso frescos como os peixes e frutos do mar.
Chico Vartulli – Qual é a busca constante de um chef no aprimoramento de sua cozinha?
Rudy Bovo – Acredito que devemos sempre ouvir o cliente, ouvir as críticas para tentar aperfeiçoar a gastronomia e serviço. Também precisamos estra atento aos detalhes, já que fazem grande diferença – desde a compra dos insumos até a hora de levar o prato à mesa do cliente. Temos que entender que tudo é importante.
Chico Vartulli – Você é também um apaixonado pelo Rio. Como embaixador, a cucina italiana lhe ajuda na divulgação?
Rudy Bovo – Pra mim foi uma honra ser embaixador do Rio em 2023. Através do Nido eu conheço muitas pessoas, tenho boas conversas sobre minha cidade natal e a que eu escolhi para viver. A culinária é extremamente agregadora.
Chico Vartulli – Qual o seu grande sonho como chef?
Rudy Bovo – O meu grande sonho é, depois de muitos anos de esforço e dedicação, que o Nido seja reconhecido como referência de cozinha italiana no Rio, que se coloque no pensamento geral como lugar afetivo, de lembranças boas, alegria e verdadeiramente italiano.
Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação
APOIO:





