Chico Vartulli – Sophia você é inglesa?Morou quantos anos fora?
Sophia Galvão – Sim tenho descendência britânica por parte de pai e nasci em Londres onde morei até os meus 10 anos de idade
Chico Vartulli – Como foi a decisão de vir para o Brasil?
Sophia Galvão – A decisão foi da minha família, viemos todos para o Brasil onde também temos cidadania já que a minha mãe é pernambucana.
Chico Vartulli – Você como uma cidadã europeia, percebe preconceito contra estrangeiros que residem lá?
Sophia Galvão – Nunca sofri preconceito pois sou nativa e me comunico sem sotaque de estrangeira, mas percebo sim que existe preconceito com estrangeiros, mais pelos hábitos e costumes diferentes.
Chico Vartulli – Você já morou em outros países?
Sophia Galvão – Não, fora o Brasil só morei mesmo no Reino Unido.
Chico Vartulli – Como arquiteta tem projetos fora do Brasil?
Sophia Galvão – Sim, tenho projetos executados na Inglaterra, Itália, Portugal e Estados Unidos.
Chico Vartulli – Qual é seu olhar do ponto de vista arquitetônico entre Brasil e Londres sua cidade natal.
Sophia Galvão – O que me encanta do ponto de vista arquitetônico de Londres é a imensa diversidade de estilos históricos, como a arquitetura georgiana, neoclássica, gótica e vitoriana que refletem séculos de desenvolvimento e influências culturais. Em contrapartida, a arquitetura brasileira é conhecida pela sua ousadia modernista, com projetos que exploraram o uso de novas formas, muitas vezes integrando o clima e a cultura local de maneira única.
Chico Vartulli – Fala um pouco sobre você, entre Brasil-Europa.
Sophia Galvão – Londres é a minha segunda casa, vou sempre que posso a passeio ou para acompanhar o meu marido em eventos de trabalho. Temos muitos amigos lá. A minha mãe que é brasileira mas estudou na Suíça mora hoje entre Roma e Lisboa portanto sempre procuramos estar próximos a ela e meu padrasto que é italiano.
Chico Vartulli – Quais são seus projetos futuros?
Sophia Galvão – Penso em montar um escritório também em Londres. Sou apaixonada pelas cores e estamos usadas nos projetos de interiores britânicos… não vou embora sem antes conferir os lançamentos da minha loja predileta, Designers Guild! Na minha visão, a moda, a arte e a arquitetura são todos interligados. A ousadia dos estilistas britânicos que criam verdadeiras obras de arte em tecidos usando cores, estampas, formas e estruturas usadas nas criações são inspiração para os meus projetos. Nomes como John Galiano, Alexander McQueen e Vivian Westwood são as minhas referências de talento e estilo.
Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação
APOIO:





