Dudu Garcia vive e trabalha no Rio de Janeiro onde desenvolve sua pesquisa desde 2001. Integrou o grupo de artistas da Fábrica Bhering, tendo sido ele o primeiro ocupante do local. O artista participou de diversas mostras em Museus e Galerias do Brasil e exterior. Dentre elas, destacam-se as exposições no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no Museu de Arte Moderna da Bahia, Centro Cultural dos Correios, Paço Imperial, e exposições coletivas nas Galerias Anita Schwartz, no Rio de Janeiro e Luisa Strina, Nara Roesler, em São Paulo. No exterior já expôs na França (Galérie Debret), Inglaterra (Gallery 32), Bélgica (Tendler Gallery), EUA (Violet Ray) e Japão.
Em foco – Quando você começou a dedicar mais tempo à pintura?
Dudu Garcia – Desde 2000.
Em foco – Como está tua programação para 2023?
Dudu Garcia – 2023 exposição individual iniciada 15 de março na Galeria Anita Schwartz do Rio com a série RA143 de pinturas. Farei individual em Belo Horizonte, em junho ,na Galeria Lemos de Sá, será uma instalação. Em setembro farei Armory show New York.
Em foco – O que te causa emoção na beleza da arte?
Dudu Garcia – Muitas obras e artistas emocionam. Uma dica é o Livro “A História da Beleza” do Umberto Eco.
Em foco – Quais são os ícones que você estuda?
Dudu Garcia – Me interesso por vários movimentos artísticos, como Arte Informal, Land Art, Arte Póvera, Reificação, Minimalismo, Expressionismo, Abstrato, entre muitos outros. Em cada um desses movimentos temos muitos ícones.
Em foco – O mundo pop te fascina?
Dudu Garcia – Acho interessante como o mundo pop influencia as artes e vice-versa. Warhol sacou isso muito bem e virou o grande ícone da arte pop. Hoje vemos artistas como Takashi Murakami e Yayoi Kusama fazendo parcerias com a moda tendo resultados fantásticos.
Em foco – Como você avalia a situação do artista plástico no momento atual?
Dudu Garcia – Tem muito trabalho a ser feito.
Em foco – Dica para um iniciante.
Dudu Garcia – Transpiração é tão importante ou mais que inspiração.
Em foco – Fala um pouco do teu belo ateliê.
Dudu Garcia – É um ótimo local de trabalho, calmo e meu trabalho se relaciona com o entorno. Local de muitas conquistas e renúncias.
Em foco – Você acredita que, neste ano, o artista plástico recebera incentivo de algum órgão público?
Dudu Garcia – Acredito que sim.
Em foco – Deixa uma frase.
Dudu Garcia – Vontade tem poder.
Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação