Localizado no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, este apartamento de 60 m² foi projetado pelos arquitetos Ricardo Melo e Rodrigo Passos (@ricmelo.rodpassos.arq) como um refúgio de férias para mãe e filha que moram em Belo Horizonte e visitam a cidade com frequência para lazer e diversão. “Já trabalhamos juntos há bastante tempo. A cliente chegou até nós por indicação e, desde então, a parceria só cresceu. Esse já é o terceiro apartamento que fazemos para elas aqui no Rio”, conta Ricardo.
O imóvel já contava com uma reforma, que a nova proprietária inicialmente pretendia aproveitar parcialmente. No entanto, ao longo do processo, ela optou por uma transformação completa, mantendo apenas o piso em taco de peroba-do-campo e as janelas originais. “Os principais pedidos eram a integração da sala com a cozinha, a preservação do piso, a criação de um closet e a proposta de um apartamento prático, com um leve toque retrô”, explica Rodrigo. Antenada em design, a cliente também desejava um projeto contemporâneo, com peças assinadas e um estilo descontraído e colorido, típico de uma casa de férias.


A planta passou por modificações importantes: a cozinha foi aberta para a sala, o antigo banheiro amplo da suíte deu lugar a um banheiro mais compacto e a um closet, e a porta do banheiro social, antes voltada para a cozinha, passou a ter acesso pela sala.
Toda a decoração é nova, com destaque para móveis assinados por Jader Almeida, como a mesa de jantar Dinn com tampo em pedra exótica, as cadeiras Alba Wood, a mesa de centro Doty e o carrinho de apoio Teca. A base da paleta de cores é neutra — com paredes e teto pintados em Branco Neve —, mas a sala ganhou vida com um tapete kilim geométrico colorido, do qual foram extraídas as cores para compor as obras de arte do ambiente, incluindo o tecido bordado à mão e a tapeçaria da artesã colombiana Argenis Ocampo. Também se destacam no espaço a luminária Don, regulável por contrapeso, e as fotografias sobre o sofá do fotógrafo Ariosto Amado — uma em tons de laranja e vermelho e outra de um comprimido de Alka Seltzer — que conferem um toque divertido, alinhado ao clima de férias.
A cozinha aberta chama a atenção pelo piso retrô em pastilhas cerâmicas preto e branco e pelos armários superiores com portas de vidro iluminadas, que conferem leveza e sofisticação ao ambiente. A geladeira, embutida no armário, permanece discreta, mantendo o visual limpo e integrado à sala.
No quarto, a decoração combina a roupa de cama em tons pastéis, assinada pela Paramento, a mesa de apoio Jardim, de Jader Almeida, e uma composição de quadros pequenos do artista Thomáz Velho, também em tons suaves, criando um conjunto elegante e acolhedor.
O estilo da decoração é contemporâneo maximalista, e todo o projeto, da elaboração à finalização da decoração, foi concluído em seis meses. “Na verdade, não foi um projeto difícil, mas, se tivesse que citar uma dificuldade, seria o prazo que a cliente nos deu. No final, porém, foi suficiente”, finaliza o arquiteto Ricardo Melo.
- Fotógrafa: @RaianaMedina.FotoArq













