No próximo 12 de outubro, Dia das Crianças, dentro da Série Música no Assyrio, o palco vai se transformar em um verdadeiro parque de imaginação com o espetáculo “Brincando de Ópera”, criado pela soprano do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Georgia Szpilman. Acompanhada da pianista Dília Tosta, com participações especiais da soprano Rose Provenzano e da bailarina Thereza Cristina Ubirajara, a artista propõe uma experiência única que aproxima o universo da ópera à todas as idades, em especial ao público infantil e familiar – ingressos a a preços populares.
O espetáculo começa de forma inusitada: enrolada em vários echarpes, Georgia pergunta à plateia se gosta de ópera. Diante da resposta esperada, ela brinca — “mentira, quase ninguém gosta” — para então provar in loco que a ópera é a arte mais completa que existe, reunindo poesia, música, teatro, orquestra, figurino, cenário e luz.
De maneira lúdica e divertida, os clássicos mais famosos — como La Bohème, Carmen, Turandot e La Traviata — são mostrados em versões cheias de humor, interação e criatividade. O público não apenas assiste, mas participa ativamente: personagens são escolhidos da plateia, histórias são contadas com adereços cênicos, capas e perucas, fazendo com que cada criança (e adulto) viva o espetáculo de dentro para fora.
Ao final, todos brindam juntos ao som do célebre Brindisi de La Traviata, em um grande happening que une artistas e público em um mesmo palco de celebração.
Mais do que uma apresentação, “Brincando de Ópera” é uma oportunidade rara de iniciar as crianças no contato com a música clássica, transformando o Dia das Crianças em uma experiência inesquecível que mistura diversão, aprendizado e encantamento.
Sobre Georgia Szpilman
O soprano Georgia Szpilman possui vasta experiência camerística e dedica-se principalmente ao canto lírico, tendo estudado com o Prof. Richard Reiß, na Freiburg Musikhochschule (Alemanha), e com a professora russa Elena Konstantinovna. Sendo corista do Theatro Municipal há 22 anos, tem atuado como solista em grandes produções, principalmente no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, tais como: As Bodas de Fígaro (Condessa), Turandot (Liú), Il Triptico, Electra, Fosca (papel título), O Condor (Odaléia), Viúva Alegre (Valentina), Cavaleria Rusticana (Lola), Norma (Clotilde), Carmen (Mercedes), La Traviata (Flora), entre outras. Realizou concerto em homenagem a Carlos Gomes, com a Orquetra Sinfônica de Aracaju, sob a regência do maestro Ian Bressan. Atuou como solista com a Orquestra Petrobras Sinfônica, sob a regência do maestro norte-americano Jack Wall. Participou, como solista convidada, do centenário de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a obra Poema de Itabira, musicada por Villa-Lobos, sob a regência do maestro Sílvio Barbato. Na área de música contemporânea, tem trabalhado com a compositora Jocy de Oliveira, com a qual participou do Primeiro Festival Internacional de Mulheres Compositoras e do espetáculos da série Palavras Brasileiras – Momentos da História do Brasil em Música. Em Israel, participou do Festival de Verão de Jerusalém, cantando árias e canções de Carlos Gomes. Na Alemanha, apresentou-se com árias de Wagner, Lieds e canções de Villa-Lobos.
Serviço
Brincando de Ópera
Com Georgia Szpilman (voz – soprano)
Dília Costa – piano
Participações especiais: Rose Provenzano (soprano) e Thereza Cristina Ubirajara (bailarina)
Data: 12 de outubro – domingo
Horário:11h
Local: Salão Assyrio do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro
Ingressos: R$40 e R$20 (meia)
Vendas através do site theatromunicipal.rj.gov.br ou na Bilheteria do Theatro
Classificação etária: crianças acima de 10 anos e adultos



