Para atores que desejam se destacar no audiovisual, a Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) oferece uma oportunidade única: o curso Atuação para TV, Cinema e Streaming – Drama e Comédia, conduzido pela atriz e professora Lorena da Silva e pelo diretor Mauro Farias. O módulo, que acontece de 7 de outubro a 25 de novembro, é um mergulho prático no universo das câmeras e prepara os alunos para atuar com segurança e versatilidade em televisão, cinema e plataformas de streaming.
O curso oferece um laboratório intensivo em que os participantes mergulharão em cenas e trechos de filmes, séries e novelas já conhecidas, com o objetivo de expandir as possibilidades do trabalho diante da câmera.
O que esperar do curso
- Formato híbrido de cena e análise — O curso se estrutura em torno de estudos de cenas ou trechos de obras já existentes, o que ajuda o participante a “entrar em mundo” real de produção audiovisual.
- Exercícios práticos para câmeras — não se trata só de teoria, mas de vivência concreta do dispositivo câmera, o que é essencial para quem quer transitar por televisão, cinema ou plataformas de streaming.
- Desenvolvimento de repertório e versatilidade — a proposta contempla tanto o drama quanto a comédia, com reflexões sobre como modular os recursos de atuação segundo o gênero em que se está inserido.
Entrevista com Lorena da Silva
Rodolfo Abreu: Além de atuar em cinema e televisão, você tem uma formação sólida e ampla em teatro, tendo ganhado prêmios relevantes no Brasil e no exterior. Qual a importância de levar os fundamentos da atuação teatral para este curso para audiovisual? O que essa característica trará de diferencial ao curso?
Lorena da Silva: Atuar para TV, cinema / audiovisual tem suas características específicas. Além das marcações de uma cena, saber se colocar em quadro é necessário a compreensão do texto e a busca do seu brilho nele. Colocar suas características a seu favor e à própria cena na ação e na contracenação.
Rodolfo Abreu: Você tem atuado com formação de atores há muitos anos, dando aulas para alunos de diversas faixas etárias. Agora você vai estar ministrando esse curso com objetivos muito específico ao lado do diretor Maura Farias. Como essa integração profissional com o Mauro vai potencializar esse curso?
Lorena da Silva: Estar nessa parceria com o Mauro Farias é uma oportunidade para os alunos entrarem em contato com dois profissionais em áreas complementares. Eu na atuação e direção de atores e ele na direção de tv e cinema. Isso é muito rico, a possibilidade de receber dois olhares e poder crescer na atuação com a visão geral e específica do trabalho dos atores no audiovisual
Entrevista com Mauro Farias
Rodolfo Abreu: O mercado audiovisual para atores está aquecido com novos streamings. No entanto, alguns atores ainda não estão preparados para esse mercado da forma apropriada. Como acredita que esse curso contribuirá para esses atores que desejam atuar com o audiovisual?
Mauro Farias: O trabalho do ator, embora possa parecer simples, não é. Ele requer ensaio, profundidade e principalmente a referência de pessoas mais experientes que precisam orientar, aprimorar e polir esse trabalho com ensaios, com experimentações até que o ator realmente se sinta seguro e capaz de fazer frente a esses desafios.
Rodolfo Abreu: A metodologia do curso é fazer exercícios práticos de atuação a partir de cenas e trechos de filmes para então fazer as cenas para as câmeras. Como será sua condução dos alunos como diretor neste curso e como é a integração com a atriz e diretora Lorena da Silva?
Mauro Farias: O trabalho vai ser de leitura, de ensaios e de conversas sobre o que funciona e o que não funciona. Quando o desempenho de um ator pode ser considerado bom e quando o desempenho do ator pode ser considerado ruim. O que faz uma atuação funcionar e o que faz ela muitas vezes não funcionar e até causar aquele constrangimento e se dizer “poxa, não tá bom”. A Lorena é uma pessoa com muita experiência, tanto como atriz como professora, e vai trazer também toda essa bagagem pro curso, de maneira que a gente vai ter duas visões do trabalho: a de uma atriz e a de um diretor.
Quem são os mestres por trás do curso
Lorena da Silva
É atriz, formada na UniRio e no Conservatório Nacional Superior de Artes Dramáticas de Paris, com larga experiência profissional no Teatro, Cinema e Televisão, no Brasil e na França. Além disso, vem lecionando no campo da Interpretação na UniRio, UFRJ, Universidade Gama Filho, entre outros.
No teatro, trabalhou com diversos diretores reconhecidos, como Amir Haddad, Aderbal Freire Filho, Luiz Antonio Martinez Corrêa, Bia Lessa, Zé Celso Martinez Corrêa, Thierry Trémouroux, Monique Gardenberg, Dominique Quéhec, Martial de Fonzo Bo, Vincent Macaigne, Ariane Mnouchkine, além de ter recebido prêmios de atuação no Brasil e na França. No cinema, destacam-se trabalhos com Murilo Salles e Vitoria Visco Mendonça.
É co-fundadora do grupo L’acte- Atos da Criação Teatral e vem se dedicando à divulgação da dramaturgia contemporânea européia e brasileira. Recentemente apresentou seu monólogo “Uma Carta Para Lady Macbeth” (work in progress) com dramaturgia de Thereza Falcão e direção de Isabel Cavalcanti. Além de atuar em outro monólogo há mais de uma década “A Mulher Ideal”, de sua autoria com Cláudio Serra e supervisão de Amir Haddad, cujo texto será lançado em livro comemorativo em setembro de 2025.
Mauro Farias
É diretor de cinema, televisão e teatro, tendo acumulado experiência em variadas formas de dramaturgia. De filmes de longa metragem a séries, seriados, novelas e programas de variedades. Percorreu múltiplos gêneros narrativos em seus trabalhos: Drama, comédia, policial, filmes baseados em obras literárias. Estreou com a comédia “Não Quero Falar Sobre Isso Agora”, longa vencedor de melhor filme em Gramado no ano de 1991. Com Paulo Autran e Matheus Nachtergaele, realizou “O Enfermeiro”, baseado no conto de Machado de Assis. Na televisão, Mauro Farias construiu uma carreira notável como diretor de telenovelas, minisséries, séries e programas humorísticos. Dirigiu duas telenovelas de sucesso para a TV Bandeirantes, antes de se destacar no Grupo Globo, onde assinou a direção de minisséries como “Noivas de Copacabana” e “Contos de Verão”. Sua experiência no audiovisual foi ampliada com a direção de diversos episódios do programa “Você Decide”, além de séries e programas humorísticos que se tornaram referência, como “Casseta e Planeta”, “Zorra” (indicado ao Emmy Internacional), “Sob Nova Direção”, “Aline”, “Junto Misturado”, “Faça Sua História” e “Tá no Ar”.
Essa aliança entre a formação dramatúrgica de Lorena e o olhar prático e narrativo de Mauro promete um encontro rico entre a teoria e a aplicação no set.
ATUAÇÃO PARA TELEVISÃO, CINEMA E STREAMING – DRAMA E COMÉDIA com Lorena da Silva & Mauro Farias
De 7 de outubro a 26 de novembro
Horário de 10h às 13h – às terças-feiras
Local: Unidade CAL Laranjeiras – Rua Rumânia 44
Inscrições para o curso:
https://www.cal.com.br/ficha-cursos-livres/
(Buscar em Tv e Cinema)
Texto e entrevista por Rodolfo Abreu (@rodolfoabreu)
Imagens: Divulgação



