O ano termina em tom de festa no Teatro Gláucio Gill, em Copacabana. A partir de 12 de dezembro, o público poderá conferir “Sucesso Total – Um Cabaré de Natal”, uma revista musical bem-humorada que transforma os principais acontecimentos de 2025 em espetáculo debochado, recheado de criatividade, improviso e espírito crítico — marca registrada do já consagrado Cabaré do Gláucio. A proposta consolidou o Gláucio Gill como um dos epicentros do cabaré carioca. Só em 2025, o espaço abrigou dez cabarés inéditos no segundo andar, atraindo artistas veteranos, novos talentos e intérpretes que descobriram ali sua veia cabaretera. O projeto…
Autor: Rodolfo Abreu
Depois de uma temporada de sucesso na Lapa em novembro, a comédia “Raspadinhas” abre em dezembro sua segunda temporada, agora em Copacabana no Espaço Abu. A história acompanha uma família comum que vê sua rotina virar de cabeça para baixo quando se empolga com as raspadinhas da sorte. O espetáculo, estrelado por Alain Catein e dirigido por Daniel Dias da Silva, mergulha com leveza e irreverência no universo dos jogos de azar, explorando desde o tradicional jogo do bicho até as modernas bets, numa trama que mistura humor, memória e crítica social. Esse fascínio nacional pela sorte, que atravessa gerações, …
Há encontros que parecem obra do acaso — e outros que parecem preparados para revelar tudo o que a gente precisa ouvir, sentir ou enfrentar. Esse é o ponto de partida da peça “De repente, nós”, que estreia em Belo Horizonte nos dias 6 e 7 de dezembro, no palco do histórico Cine Theatro Brasil, trazendo o casal de atores Bernardo Filaretti e Luiza Filaretti, contracenando juntos pela primeira vez. O texto e a direção são de Renê Belmonte, nome renomado do cinema/audiovisual e agora presente também no teatro. A história é simples na superfície, mas profunda em suas arestas:…
Uma família comum, que poderia ser a de qualquer brasileiro, vê a rotina virar de cabeça para baixo quando se empolga com as raspadinhas da sorte. Assim começa “Raspadinhas”, nova comédia estrelada por Alain Catein e dirigida por Daniel Dias da Silva, que está em cartaz às quartas-feiras de novembro, na Sede das Cias, às 20h, na Lapa. Devido ao sucesso da temporada, em dezembro a comédia chega ao Espaço Abu, em Copacabana para mais apresentações. O espetáculo mergulha com leveza e irreverência no universo dos jogos de azar, explorando desde o tradicional jogo do bicho até as modernas bets,…
A comédia “Vida Útil” abriu sua nova temporada no último fim de semana (7 a 9/nov) no Teatro da UFF, em Niterói, com casa cheia, aplausos calorosos e um público que se viu — e se reviu — nas situações vividas pelos personagens. Falando sobre saúde mental no ambiente de trabalho, o espetáculo transforma temas delicados como estresse, sobrecarga e relações interpessoais no ambiente corporativo em uma divertida e inteligente reflexão sobre a vida moderna. Depois de duas temporadas de sucesso em 2024, tendo sido vista por mais de 1.000 pessoas, a peça volta com elenco renovado e muito fôlego.…
Como diretor teatral, Marcelo Morato mostra que gosta de mergulhar nas complexidades humanas — e, com “VIDA ÚTIL”, ele faz isso com precisão e humor. Depois de temporadas marcantes, a peça retorna agora em novembro em curta temporada com apresentações em Niterói e na Tijuca, propondo um olhar ácido e sensível sobre o mundo do trabalho. Sob sua direção, o riso ganha um propósito: é ferramenta de reflexão, de desconforto, de transformação. “Rir de nós mesmos é mais difícil, mas necessário”, afirma o diretor. “É o riso que nos prepara para a mudança.” Baseada no texto de Rafael Martins, “Vida…
A energia e o talento do ator Alain Catein têm conquistado cada vez mais o público. Em cena com espetáculos teatrais de drama, comédia e teatro infantil, o artista vem se destacando pela entrega intensa e pela versatilidade em personagens que equilibram humor, crítica e emoção. Agora, ele estreia “Raspadinhas” no próximo dia 5 de novembro, na Sede Cia dos Atores na Lapa, escrito por ele mesmo e dirigido por Daniel Dias da Silva. A comédia mergulha com leveza e ironia na relação do brasileiro com os jogos de azar, da época do jogo do bicho às febres contemporâneas das…
Quando a doença de Alzheimer afeta uma pessoa, a dinâmica familiar também é abalada pela carga emocional e psicológica de cuidar de alguém doente, além das mudanças financeiras e sociais que acompanham a situação. Tendo como ponto de partida uma experiência pessoal, quando a condição da avó mudou as relações da sua família, o dramaturgo e diretor Thiago Marinho escreveu a comédia dramática “O Formigueiro”, que estreia em 4 de outubro, no Teatro Glaucio Gill, com sessões de sábado a segunda. Dirigida pelo próprio Marinho, com supervisão de direção de João Fonseca, a montagem tem produção geral de Lucas Drummond. A…
Em cartaz no Teatro Laura Alvim, em Ipanema, o ator Ricardo Beltrão celebra o retorno do espetáculo “NÓS”, escrito pelo britânico David Persiva com tradução de Diego Teza, que conquistou o público carioca com uma combinação equilibrada de humor e drama. A reflexão “Onde começa o amor? E onde ele termina?” chamou atenção e fez muita gente se identificar. A peça acompanha as fases de um relacionamento amoroso, da descoberta ao desgaste, revelando as sutilezas, contradições e espelhos que surgem quando dois indivíduos tentam coexistir. De volta à Casa de Cultura onde iniciou seus primeiros estudos teatrais, Ricardo vive este…
Em cartaz no Teatro Cândido Mendes, em Ipanema, Rafa Machado mergulha no mistério dos ciclos da vida com “Ouroboros”, uma performance sensorial que atravessa corpo, poesia, imagem e espiritualidade. O espetáculo nasce de um gesto íntimo — o desejo de compartilhar com o público a experiência vivida durante a filmagem de um curta-metragem de mesmo nome — e se transforma em uma jornada de autoconhecimento e renascimento. Sob direção de Alexandra Azambuja e direção de movimento de Mylena Carreiro, a atriz convida o espectador a um ritual cênico que propõe pausa, escuta e reconexão com o sentir. Inspirado no símbolo…

