Mario Camargo, artista visual, em 2022 participou de 2 grandes exposições individuais e de 3 coletivas, além de exercitar a sua atuação como curador, fazendo a curadoria da exposição – Gavetas, cofres e armários – com 13 renomados artistas no Centro Cultural Correios.
No Ibeu, dia 9 de Novembro inaugurou a exposição “No campo das beterrabas”.
Foram apresentadas, 11 telas todas brancas, onde as costuras substituíam o desenho, criando trabalhos com aberturas e formas diversas.
O curador/filósofo, César Kiraly, descreveu metaforicamente o caminho das costuras; “Linha traçada pelo arado na terra avolumada, depois de um sem números de buracos – só faltando as sementes –”.
O artista depois de muitas exposições, precisará se reabastecer e sair de seu mundo íntimo e buscar outras esferas; em março Mário partirá para uma viajem cultural na costa leste dos USA.
Houston será sua primeira parada, revisitará a capela de Mark Rothko, o museu de Cy Twombly e o de Dan Flavin.
Depois, em Los Angeles, revisitará o The Broad e o Moca ( Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles ), esses 2 museus ficam ao lado do Walt Disney Consert Hall projeto majestoso de Frank Gehry.
A intensidade de viver artista e seus desafios para consigo mesmo e para com o mundo, confirma as palavras de Merleau Ponti, que diz “A arte é a verdade da existência encarnada, que inspira e expressa nosso secreto e carnal pertencer ao mundo”.
Fotos: Divulgação