Esta obra é uma profunda análise acadêmica e um guia ilustrativo da Guerra do Vietnã: uma das maiores lutas armadas da História Contemporânea. Ela é considerada, em termos de números de mortes, como a terceira guerra mais letal do Século XX, somente perdendo para a Primeira Guerra e a Segunda Guerra Mundiais. Mas, também, por sua limitação espacial muito menor do que a das Grandes Guerras Mundiais, ela foi, relativamente, ainda mais sangrenta do que a 1ª e a 2ª Guerras Mundiais em vários parâmetros de comparação. Também se analisa, aqui, com maior profundidade, a Guerra do Vietnã com um recorte temporal específico; da fase inicial de engajamento de tropas terrestres norte-americanas ao marco fundamental da vitória estratégica dos vietnamitas comunistas, portanto, dando-se ênfase à “Guerra Americana do Vietnã”. O livro, entretanto, faz referência aos precedentes históricos do envolvimento dos EUA no Vietnã, traçando uma linha do tempo do Vietnã da Antiguidade à vitória do movimento de libertação colonial, o Viet Mihn, do julgo francês, na Primeira Guerra da Indochina.
Esta obra tem como ênfase as principais batalhas e as grandes-estratégias que foram decisivas do início ao auge do envolvimento dos Estados Unidos nesse embate da Guerra Fria. O propósito principal do livro é analisar a Guerra do Vietnã por uma ótica focada na contribuição acadêmica que o conceito de “grande-estratégia” (Grand-Strategy) pode ter para a compreensão da dinâmica militar do conflito, ainda que ele não se resuma às estratégias das guerras convencionais. Nesse sentido, esse livro irá fazer menções ostensivas a esse termo e irá imbuir o seu conteúdo como uma teoria crítica e pessoal do autor sobre aquilo que ele entende que foi uma visão estratégica vitoriosa nessa guerra.
O segundo objetivo deste livro, já voltado para o público não acadêmico, porém entusiasta da História Militar, é voltar-se para uma narrativa envolvente e empolgante sobre as principais batalhas que marcaram o auge da participação americana nesse conflito. A 2° Guerra da Indochina começa em 1959 e acaba em 1975, mas o foco aqui é concentrar a atenção na etapa dessa guerra que envolve o início da escalada militar americana na Guerra do Vietnã (A Guerra Americana do Vietnã), com o Incidente do Golfo de Tonkin, em 1964, até o desfecho da Ofensiva de Tet, em Dezembro de 1968. O livro abordará a Guerra do Vietnã nas suas dimensões terrestres, marítimas e aéreas. As maiores operações militares no início do conflito serão abordadas: desde a Operação Rolling Thunder, dando início às batalhas nos céus da Indochina, à Operação Junction City, com o maior desembarque paraquedista dessa guerra. Também serão abordadas as batalhas diversionárias do Vietnã do Norte e dos Viet Cong’s nas Planícies Centrais e na Zona de Desmilitarização, como o cerco à Con Thien e a batalha de Dak To. O livro discorrerá desde a batalha de Dien Bien Phu, ocorrida na guerra de descolonização entre os franceses e o Viet Mihn, à primeira batalha entre os EUA e o Vietnã do Norte no Vale de La Drang, até as batalhas principais da Ofensiva do Tet: Khe Sahn, Hue e Saigon.
- Ano: 2023
- Autor: Rafael Medina
- Selo: Dialética
- ISBN: 9786525250151
- Nº de Páginas: 228